terça-feira, 22 de agosto de 2017

Vacina contra HPV está disponível para jovens até 26 anos em Santo Augusto

Interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde o quanto antes, pois liberação vale enquanto durarem os estoques


Desde a última sexta-feira, 18, a rede pública de Santo Augusto está ofertando para homens e mulheres entre 15 e 26 anos a vacina contra o HPV. 

Em entrevista à Rádio Querência, a responsável pelo Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Enfermeira, Patrícia Polo, ressaltou que essas pessoas precisam buscar a imunização o quanto antes, isso porque, a decisão do Governo Federal de ampliar o público busca evitar que as doses percam a validade, já que a procura é baixa. 

Ao todo, são três doses. Quem tomar a primeira dose tem as demais garantidas no SUS. Os interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, portando carteira de vacinação. 

Nas meninas a infecção pelo HPV pode resultar em câncer de colo de útero e nos meninos no aparecimento de verrugas genitais e câncer no pênis. 

O público-alvo original da vacinação contra o HPV — meninas de 9 e 14 anos de idade, e meninos de 11 a 14 anos — continua recebendo a imunização normalmente. 


Postado por: Maira Kempf
Fonte/Foto: Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário