quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Tufão Hato deixa pelo menos 12 mortos em passagem pela China

Pelo menos 150 pessoas ficaram feridas na região administrativa de Macau

Tufão Hato deixa pelo menos 12 mortos em passagem pela China | Foto: Anthony Walace / AFP / CP
   Tufão Hato deixa pelo menos 12 mortos em passagem pela China | Foto: Anthony Walace / AFP / CP

Hato, o tufão mais devastador desta temporada, deixou pelo menos 12 mortos, centenas de feridos e grande destruição no Sudeste da China, especialmente na cidade turística de Macau, uma das regiões mais atingidas, informou nessa quinta-feira a imprensa local.

Ontem, o tufão atingiu as regiões costeiras do Sul da China, com fortes ventos e ondas que, apenas na Região Administrativa Especial de Macau, causaram a morte de oito pessoas. Pelo menos 150 pessoas ficaram feridas nessa cidade, que ficou sem energia elétrica durante quase 24 horas.

Um porta-voz do Escritório de Informação do governo explicou que o fornecimento de eletricidade está sendo restabelecido gradualmente. No entanto, mais da metade da cidade ainda estava sem energia elétrica na manhã de hoje.

O presidente executivo da ex-colônia portuguesa, Fernando Chui Sai-on, disse que Hato foi a tempestade mais forte registrada em Macau nos últimos 53 anos. Em Hong Kong, o observatório meteorológico emitiu alerta máximo no sistema de tempestades, o que não ocorria há cinco anos, e 121 pessoas ficaram feridas no total, segundo o governo local.

Uma das regiões mais atingidas foi o litoral leste da Ilha de Heng Fa Chuen, onde foram registradas ondas de até cinco metros de altura, que provocaram graves inundações. Quanto à China continental, o tufão tocou a terra na cidade de Zhuhai, província de Cantão, onde ocorreram ventos de até 162 km/h e pelo menos duas pessoas morreram.

Na cidade de Zhongshan, uma mulher que se locomovia em uma moto morreu após ser atingida pela queda de uma árvore, e um homem perdeu a vida após o impacto de uma caminhonete que foi arrastada pelo vento. Em Shenzhen, oito pessoas ficaram feridas - duas delas em estado grave - pela queda de objetos como vidros, telhas e andaimes. Os abrigos de emergência da cidade acolheram 11.142 pessoas.

A queda de árvores bloqueou um trecho da estrada do litoral oeste em Cantão, nessa quarta-feira de manhã, bloqueando a passagem dos veículos, que formaram uma fila quilométrica. Em toda a província de Cantão, cerca de 27 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e cerca de 2 milhões de residências e estabelecimentos comerciais sofreram cortes no fornecimento de eletricidade devido aos danos na rede.

A passagem do tufão fez com que as autoridades se mobilizassem, determinando o fechamento de escolas e de muitos centros de trabalho no Sul da China, uma das regiões mais populosas e de maior peso industrial do país.


Agência Brasil
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário