sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Passo Fundo: Prefeitura realiza a abertura dos Jogos de Integração das Escolas Municipais


   Créditos: Alex Borgmann

A manhã de sexta-feira (4) foi festiva para os alunos e professores da rede municipal de Educação que irão participar do primeiro evento esportivo entre as escolas municipais. Em solenidade realizada no Ginásio do Capingui foram abertos oficialmente os Jogos de Integração de Rede Municipal de Ensino, uma iniciativa da Secretaria de Esportes em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo.

Os jogos serão disputados nas modalidades de vôlei, futsal, basquete e handebol e envolverão cerca de mil atletas das escolas. “Este é um dia muito especial e quero agradecer a todos que aceitaram este convite de fazer e participar dos jogos”, comentou o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver. Ele ressaltou ainda que o esporte é mais do que uma disputa, “o esporte traz responsabilidade, capacidade de interagir e, como o próprio nome dos nossos jogos diz, é para integrar. Os jogos são uma forma de colher novas amizades. Muito mais do que adversários, faremos muitos amigos, o que vai provar que é através do esporte que podemos ter um mundo melhor”, salientou.

Representando a Câmara de Vereadores, Aristeu Dalla Lana, lembrou que a promoção desse evento é, para ele, um sonho realizado. “Desde a primeira vez que fui vereador busquei desenvolver essa ideia, porque esporte é vida, é saúde, é amizade”, comemorou.

Antes de dar o pontapé inicial e declarar abertos os jogos, o prefeito Luciano Azevedo, enfatizou que quando assumiu para o primeiro mandato, existiam quadras de esporte em 11 escolas e que em apenas pouco mais de quatro anos foram construídas outras 11. Lembrou também que já foram pavimentadas com asfalto mais de 1.400 quadras, construídas cerca de 20 novas escolas e igual número de unidades de saúde, “mas talvez nenhuma dessas obras seja tão importante como melhorar a vida das pessoas. O que começamos hoje aqui é uma obra de transformação, porque o que importa não mais uma vitória, é a integração, a confraternização e a convivência com as diferenças. E tenho certeza que todos que participam dessa atividade poderão ser vencedores na vida”, ressaltou.

Apenas a primeira edição

Na abertura dos jogos, o prefeito também anunciou que esta edição dos Jogos de Integração não serão apenas um ato de comemoração nos 160 anos de Passo Fundo, mas uma atividade que deverá ter continuidade. “Lembro do tempo que tínhamos os Jogos da Primavera, mas houve tempo que esses jogos acabaram. Mas agora estou devolvendo para a cidade essa que é uma obra coletiva. Por isso faço aqui um pedido e uma promessa de que os jogos se repitam em 2018, em 2019, em 2020”, declarou.

Cerimônia

Além de contar com a participação dos alunos que irão disputar os jogos, a cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira teve o juramento dos atletas e a apresentação dos alunos do Colégio Tiradentes. Também foi realizado o acendimento da Pira dos Jogos de Integração. A chama chegou até o Ginásio do Capingui levada pelos alunos do Colégio Tiradentes e repassada para o aluno representante das escolas municipais que então acendeu a Pira. A chama ficará acesa durante todo o período de realização dos Jogos de Integração da Rede Municipal de Ensino.












Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário