domingo, 20 de agosto de 2017

Nevasca que atingiu Crissiumal e região completa 52 anos neste domingo

O maior episódio de neve da história de Crissiumal completa 52 anos neste domingo.

   Foto da histórica nevasca

No dia 20 de agosto de 1965, uma sexta-feira, Crissiumal e região foram atingidos pela neve em um dos maiores episódios de frio já registrados no estado. No Noroeste do RS a neve iniciou por volta do meio dia e seguiu nas horas seguintes.

Crissiumal ficou tomada pelos flocos brancos. Os telhados, as calçadas, os automóveis, tudo enfim, ganhou tons monocromáticos. 

Eugênio Hackbart da Metsul Meteorologia, há alguns anos atrás, falando no Blog da Metsul sobre o raro episódio, explicou que o clima no Rio Grande do Sul registra, em intervalos de mais ou menos 30 anos, no inverno, ciclos de frio e ciclos de calor. O episódio de intensa neve ocorrido em 1965, em toda a região Noroeste, Planalto, Campos de Cima da Serra, segundo consta no livro A Neve do Brasil, de Nilson Pedro Wolff, faz parte de uma série de registros das décadas de 50, 60 e 70, anos em que o ciclo de ar frio era muito intenso. No entanto, segundo Hackbart, contrariando o posicionamento de muitos pesquisadores, não dá para interpretar que o calor destes últimos invernos seja motivado pelo aquecimento global. O planeta conforme ele explica já passou por períodos de calor e frio mesmo antes do processo de industrialização e desmatamento. "É bem possível que passemos logo a vivenciar uma temporada de várias décadas de invernos rigorosos novamente, por causa de um novo ciclo de frio, que deve iniciar", alerta Hackbart. Ele conta que em 1974, a Folha de São Paulo publicou que estávamos entrando em uma nova era glacial. Para ele, isso mostra que as pessoas estavam convictas de que o planeta estava numa tendência de congelamento, o que não se confirmou.

Pessoas de mais idade que vivenciaram aquele dia relatam que em Crissiumal que no início da nevasca tudo foi festa, já que se passava um momento único, mas que com o passar das horas o que era belo e inédito começou a preocupar, já que com os telhados não preparados para suportar o peso da neve acumulada, pás e enxadas tiveram que ser utilizadas para tirar a neve dos telhados, que já começavam a ceder em algumas residências pela grande quantidade de neve. Galhos das árvores também quebravam com o peso da neve, em um barulho melancólico.

Depois da chuva que deverá ocorrer ainda neste final de semana, na segunda-feira Crissiumal poderá ter um pouco de frio, com mínima de 6ºC, porém a temperatura subirá gradativamente na próxima semana, com o tempo firme. 

Na foto do topo, do arquivo da Igreja Evangélica Trindade, a residência de Francisco Drebes, atual saída para Humaitá, em 20 de agosto de 1965.


Fonte: Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver

Nenhum comentário:

Postar um comentário