segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Ministério nega omissão de informações em decreto de extinção de reserva

Informações divulgadas pela BBC indicavam que mineradoras canadenses já sabiam da extinção de reserva

Greenpeace alertou Brasil sobre área de desmatamento | Foto: Morsaniel Iramari / Especial AFP / CP
   Greenpeace alertou Brasil sobre área de desmatamento | Foto: Morsaniel Iramari / Especial AFP / CP

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nota para informar que a proposta de extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados(Renca), que foi efetivada na semana passada por meio de um decreto presidencial, "começou a ser discutida por técnicos do Ministério no segundo semestre do ano de 2016 e seus debates foram amplamente noticiados pela grande imprensa e pelos diversos canais especializados do setor". Trata-se de uma resposta a informações divulgadas pela BBC, de que mineradoras canadenses souberam de extinção de reserva cinco meses antes do anúncio oficial.

Segundo o MME, "o assunto já estava bastante amadurecido dentro do governo, e tratado publicamente, quando foi divulgado durante a maior feira de mineração do Mundo, a PDAC, no início de março de 2017, em Toronto, no Canadá". A informação foi transmitida de forma simultânea, segundo o MME, "a investidores e especialistas em mineração de todo o planeta, não apenas aos canadenses".

O ministério também publicou uma série de Perguntas e Respostas a respeito da reserva mineral. O tema ganhou forte repercussão na semana passada, após manifestação pública da modelo brasileira Gisele Bündchen contra o decreto.


ESTADÃO conteúdo
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário