terça-feira, 1 de agosto de 2017

México desmente Trump sobre ligação a presidente mexicano

Mandatário americano disse que Peña haveria dito que pouca gente estaria cruzando ilegalmente sua fronteira sul

Presidente americano disse que Peña haveria dito que pouca gente estaria cruzando ilegalmente sua fronteira sul | Foto: Yuri Cortez / AFP / CP
Presidente americano disse que Peña haveria dito que pouca gente estaria cruzando ilegalmente sua fronteira sul (Foto: Yuri Cortez / AFP / CP)

O governo do México negou nesta segunda-feira que o presidente Enrique Peña Nieto tenha falado recentemente por telefone com o americano Donald Trump, contradizendo declarações do chefe da Casa Branca.

O presidente mexicano "me ligou, disse que muito pouca gente está cruzando (ilegalmente) sua fronteira sul porque sabem que não poderão atravessar nossa fronteira", disse Trump nesta segunda-feira enquanto elogiava seu novo chefe de gabinete, John Kelly, que anteriormente estava à frente do Departamento de Segurança Nacional.

Esta é "a máxima adulação" ao desempenho de Kelly em sua tarefa de impedir a imigração do México para os Estados Unidos, disse o magnata. No entanto, a chancelaria mexicana declarou mais tarde em comunicado que "Peña Nieto não teve recentemente contato telefônico com o presidente Donald Trump".

Durante o encontro que os dois mantiveram no dia 7 de julho, na cúpula de G20 em Hamburgo, "o tema da migração foi abordado" e Peña Nieto "compartilhou" alguns números, informou a chancelaria.

Entre esses números, Peña Nieto disse que "as repatriações de cidadãos mexicanos dos Estados Unidos diminuíram 31% (para o período de janeiro a junho de 2017, comparado com o mesmo período do ano anterior); e que durante o mesmo semestre a migração para o México proveniente da América Central e do Sul caiu cerca de 47%, na comparação anual", acrescentou o comunicado.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário