quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Grêmio vence Cruzeiro e larga em vantagem na semifinal da Copa do Brasil

Único gol da partida foi marcado por Barrios, no primeiro tempo

Único gol da partida foi marcado por Barrios, no primeiro tempo  | Foto: Fabiano do Amaral
   Único gol da partida foi marcado por Barrios, no primeiro tempo | Foto: Fabiano do Amaral 

O Grêmio saiu em vantagem na corrida por uma vaga na final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor bateu o Cruzeiro por 1 a 0 na Arena. O único gol da partida foi marcado no final do primeiro tempo pelo centroavante Barrios. 

A partida decisiva entre as duas equipes irá ocorrer na próxima quarta-feira, no Mineirão, às 21h45min. Antes disso, o Grêmio vai encarar o Atlético-PR na Arena, em duelo marcado para as 11h de domingo. O Cruzeiro irá atuar contra o Sport em Minais Gerais, às 16h.
  
Pressão e Barrios coloca Grêmio em vantagem

Reeditando a semifinal de 2016, Grêmio e Cruzeiro começaram a decidir uma vaga na final da Copa do Brasil na Arena. São nove taças do torneio em jogo e somente este dado já serviria para explicar o equilíbrio do confronto. A paridade e a tradição das equipes, no entanto, não ficou evidente no primeiro tempo, período em que só o Tricolor quis jogar.

A exemplo de partidas anteriores, o Grêmio tomou as rédeas do jogo e começou a dar as cartas logo nos primeiros minutos. Em pouco tempo, a tônica do confronto ficou estabelecida, com o Tricolor fazendo pressão e o Cruzeiro, acuado, muito mais preocupado em defender do que atacar.
Aos 12, o Grêmio quase abriu o placar com Barrios. Pedro Rocha foi à linha de fundo e cruzou. O centroavante apareceu entre os zagueiros cruzeirenses e cabeceou forte, para o chão, como manda o manual. Fábio foi ágil e evitou o gol.

Apesar de ter a iniciativa e jogar livremente pelos dois lados, o Grêmio demorou para criar uma nova chance de gol. A zaga da Raposa ficou mais atenta e conseguiu vigiar bem Luan e Pedro Rocha durante um bom período da primeira etapa. No lado ofensivo, o Cruzeiro sofria demais para chegar ao ataque, tanto que a única chegada só ocorreu aos 27 minutos, quando o volante Lucas Silva se aventurou no ataque e arriscou um chute de fora da área.

Aos 35 minutos, Pedro Rocha se aproveitou de um descuido do Cruzeiro e fez o goleiro adversário trabalhar. Ele recebeu a bola pelo meio e se livrou da marcação de Henrique. O atacante bateu colocado e Fábio se esticou para espalmar a bola.

O Grêmio martelou tanto que aos 44 minutos foi recompensado. Em um contra-ataque, Pedro Rocha foi lançado por Michel na esquerda e, de primeira, serviu Luan pelo meio. O meia-atacante bateu de chapa e Fábio conseguiu defender, mas deu rebote. A bola se ofereceu para Barrios, que só teve o trabalho de empurrá-la para o fundo das redes e fazer 1 a 0. O gol era apenas um detalhe diante do domínio gremista, que só se encerrou com o término do primeiro tempo.


Grêmio administra e levará vantagem para Belo Horizonte 

O segundo tempo começou com uma mudança de estratégia do Grêmio. A iniciativa gremista foi colocada em suspenso e o time passou a esperar mais o Cruzeiro, à espera de um contra-ataque para matar o jogo. A Raposa foi mais ofensiva nos 10 minutos iniciais, com dois chutes a gol, de Thiago Neves e Diogo Barbosa. Os mineiros tiveram mais posse de bola, mas ainda esbarravam na defesa do Tricolor.

A ideia de esperar o Cruzeiro e aceitar ser pressionado não agradou muito e o Grêmio adotou outra postura assim que se viu envolvido pelo time adversário. Aos 15 minutos, Luan foi derrubado muito perto da área e o Tricolor teve a chance para aumentar a vantagem. A falta foi cobrada pelo meia-atacante, mas a bola ficou na barreira.

O jogo ficou mais truncado e os técnicos decidiram mexer nas peças do tabuleiro. Raniel entrou na vaga de Sobis, no Cruzeiro, enquanto Barrios, sumido no segundo tempo, saiu para a entrada de Everton. Com essa substituição, Renato Portaluppi deixou claro que a intenção era matar o jogo em um contra-ataque.

A partida estava controlada pelo Grêmio, mas a equipe foi surpreendida por uma má notícia. Aos 37 minutos, ao tentar parar um cruzamento, Geromel sentiu a virilha e foi obrigado a deixar o gramado para a entrada de Bressan. 

Sem seu principal zagueiro, o Tricolor passou a ser pressionado e o Cruzeiro parece ter percebido a oportunidade de ataque. Após passar minutos rondando a defesa, a Raposa quase conseguiu o empate. Raniel, que havia entrado no lugar de Rafael Sobis, foi lançado dentro da área e saiu na frente de Marcelo Grohe. Ele chutou rasteiro e obrigou o goleiro do Grêmio a fazer uma grande defesa, garantindo a vantagem para o duelo de volta. 

Copa do Brasil 2017 – semifinal

Grêmio 1

Marcelo Grohe; Edílson, Geromel (Bressan), Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Pedro Rocha e Luan; Lucas Barrios (Everton). Técnico: Renato Portaluppi.

Cruzeiro 0

Fábio; Romero (Ezequiel), Léo, Murilo e Diogo; Henrique, Lucas, Robinho (Elber) e Alisson; Thiago Neves e Rafael Sobis (Raniel). Técnico: Mano Menezes.

Gols: Barrios, aos 44/1º;

Cartões Amarelos: Rafael Sobis (C); Ramiro (G), Ezequiel(C), Edilson (G), Pedro Rocha (G);  

Árbitro: Marcelo de Souza (SC).

Local: Arena.

Público: 45.102

Renda: 1.758.042


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário