quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Empresa que oferecia laudos falsos tem suas atividades suspensas em Rio Grande

Sede do Ministério Público de Rio Grande
   Sede do Ministério Público de Rio Grande

Atendendo pedido do Ministério Público, a Justiça Criminal da comarca de Rio Grande suspendeu, em caráter liminar, as atividades da empresa Vidroquímica, bem como todos os exames laboratoriais que a mesma realizava em cumprimento a condicionantes constantes em licenciamentos ambientais.

A Justiça também recebeu denúncia contra duas pessoas proprietárias da empresa. Conforme a decisão, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Rio serão comunicadas para que suspendam eventuais credenciamentos da empresa e das denunciadas junto a tais órgãos para que não mais realizem exames em cumprimento a condicionantes constantes em licenciamentos ambientais.

De acordo com o promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan, a empresa Vidroquímica oferecia laudos falsos ou enganosos em processos de licenciamento ambiental, seja porque não possuíam os equipamentos suficientes para a realização dos exames, seja porque os apresentavam com assinaturas supostamente falsas. “As empresas interessadas contratavam a Vidroquímica, a princípio sem saber de tais defecções e fraudes, e apresentavam laudos à Fepam completamente enganosos”. Ele acrescenta que “o dano disso é evidente, uma vez que os envolvidos apresentavam para a Fepam laudos dizendo que a empresa produzia poluição com índices irreais”.


Fonte: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário