sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Conservação da Onça Pintada é debatida no Parque Estadual do Turvo



Será realizado nos próximos dias 19 e 20 de agosto, no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, o 1º Curso Ecologia e Conservação de Carnívoros. A iniciativa faz parte das ações que constituem o Plano de Conservação da Onça Pintada, elaborado por instituições de pesquisa, gestão e extensão.

O objetivo da atividade é capacitar profissionais e estudantes a realizar ações de conservação de carnívoros, estudos técnicos e também contextualizar o Projeto Onças do Turvo, recentemente criado.

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) está apoiando a realização do evento organizado pelo pesquisador Lucas Gonçalves, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Parque Estadual do Turvo é uma unidade de conservação de proteção integral, localizada na margem do rio Uruguai e é considerado o último refúgio no Rio Grande do Sul de diversas espécies, como a onça-pintada (Panthera onca).

Esta espécie de felino de grande porte encontra-se como criticamente em perigo de extinção no RS devido principalmente a perda e fragmentação de seus ambientes. Apesar das ameaças à conservação da espécie, recentemente um novo exemplar de onça pintada foi fotografado na área do Parque.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Sema
Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário