segunda-feira, 10 de julho de 2017

Grêmio perde pênalti e é derrotado pelo Avaí por 2 a 0 na Arena

Tricolor esbarrou no goleiro Douglas que defendeu penalidade cobrada por Edilson

Grêmio perde pênalti e é derrotado pelo Avaí por 2 a 0 na Arena | Foto: Ricardo Giusti
   Grêmio perde pênalti e é derrotado pelo Avaí por 2 a 0 na Arena | Foto: Ricardo Giusti

A caça ao Corinthians, líder do Brasileirão, ficou mais complicada para o Grêmio na tarde deste domingo. O Tricolor esbarrou na grande atuação do goleiro Douglas e perdeu por 2 a 0 para o Avaí na Arena, em Porto Alegre. No segundo tempo, o time gremista ainda perdeu pênalti com Edilson e não conseguiu reagir. Os gols foram marcados por Simião e Junior Dutra. Esta foi a terceira derrota seguida no campeonato brasileiro.

O resultado marcou a terceira derrota consecutiva do Grêmio no Brasileirão. O próximo compromisso do Tricolor será na próxima quinta-feira, diante do Flamengo, às 19h30, no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. O time gaúcho caiu para a terceira colocação e segue com 22 pontos. 

Grêmio para em Douglas

No meio do caminho tinha um Douglas. Tinha um Douglas no meio do caminho. Xará do "maestro pifador", o goleiro do Avaí pegou até pensamento nos primeiros 45 minutos do duelo entre Grêmio e Avaí, válido pela 12ª rodada do Brasileirão. Correndo atrás do Corinthians, que segue líder da competição, o Tricolor entrou em campo para tentar ganhar terreno e permanecer entre os primeiros colocados.

Já nos primeiros minutos, o Grêmio mostrou deixou claro qual seria a proposta do jogo. O controle da partida foi tomado pelo time gaúcho naturalmente, sem esforço. Tanto que logo aos dois minutos, Arthur arriscou de fora da área e Douglas fez uma boa defesa. Sete minutos mais tarde, o volante gremista fez uma nova tentativa, que parou novamente no arqueiro do Avaí.

Aprisionado no campo de defesa, o Avaí não se dava ao luxo de cruzar o meio-campo, até porque o Grêmio não deixava. Aos 15 minutos, foi a vez de Fernandinho arriscar de fora da área. Da intermediária, o atacante bateu forte e Douglas espalmou para o lado. Os lances ofensivos do Tricolor evidenciavam uma clara dificuldade dos donos da casa em penetrar na área. O time catarinense não jogava, mas defendia como se não houvesse amanhã, marcando Luan de cima, sem dar espaços.

Aos 22, Douglas subiu a escala de defesa, de boa para grande. Em um cruzamento pela esquerda de Cortez, Fernandinho ficou com a bola dentro da área e, logo depois de dominar, emendou um chute de perna canhota, à queima roupa. O goleiro do Avaí foi lá e buscou.

Somente aos 35 minutos, na única escapada do Avaí no jogo, o Grêmio se viu envolvido. Juan foi lançado na ponta esquerda e ficou à vontade para cruzar a bola. Léo Jardim deu um tapa para o meio da área e Simião sozinho chutou de primeira. Para sorte dos gremistas, a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo.

A artilharia gremista não havia terminado e aos 38 o Tricolor conseguiu mais uma oportunidade em uma bola parada. Edilson arriscou o chute e colocou a bola no ângulo superior esquerdo. Douglas voou e tapeou a bola para escanteio. Na sequência, em um escanteio, a zaga do Avaí deixou Barrios livre. O centroavante conseguiu dominar a bola e chutar no canto, mas Douglas saiu rapidamente para fazer uma defesa com um dos pés.

O primeiro tempo chegou ao fim com um Grêmio esbarrando no goleiro Douglas. Foram pelo menos cinco defesas importantes na etapa inicial. O Tricolor não jogou mal, pelo contrário, mas precisava caprichar na pontaria para vencer o principal nome do jogo.

Douglas salva e Avaí mata o jogo 

Sem modificações para o início do segundo tempo, o Grêmio voltou com a mesma postura. Cercando o Avaí aos poucos, o time de Renato Portaluppi procurava a chance ideal para furar a muralha chamada Douglas. A grande oportunidade surgiu aos 12 minutos, quando Simião tocou com a mão na bola dentro da área. A arbitragem não teve dúvidas e assinalou a penalidade. Na cobrança, Edilson optou por bater forte e no meio, mas Douglas salvou fez uma grande defesa e salvou a equipe de Santa Catarina.

O pênalti perdido deixou o Grêmio atordoado. A pressão que se desenhava minutos antes já não parecia tão contundente e o Avaí passou a ter facilidade em desarmar as tentativas ofensivas do Tricolor. Com o avanço da equipe gremista, o visitante também começou a encontrar espaços para contra-atacar. A ideia já era aproveitar o desespero do Grêmio.

A dificuldade em balançar as redes fez Renato repensar a formação gremista. Bolaños foi chamado e entrou na vaga de Arthur. Com a substituição, o Grêmio declarava guerra à retranca do Avaí e ao paredão Douglas. Com mais liberdade para avançar, o Avaí conseguiu aproveitar um descuido do Tricolor aos 28 minutos. Simião, que havia colocado a mão na bola no pênalti, conseguiu tirar o primeiro zero do placar. Numa escapada pela direita, ele recebeu a bola pelo meio e bateu colocado. A bola entrou no ângulo direito de Léo Jardim. Um golaço.

Em desvantagem, a organização do Grêmio para atacar deixou de existir e isso só facilitou o trabalho dos defensores do Avaí. Luan, disperso na etapa complementar, já não dava a mesma contribuição de antes. A partir dos 35 minutos, o goleiro Douglas, que foi muito exigido durante boa parte do jogo, ganhou uns minutos de descanso porque o Tricolor não conseguia concatenar lances ofensivos.

O Grêmio perdeu as esperanças de ao menos empatar aos 39 minutos, com o golpe de misericórdia do Avaí. Após um escanteio do Tricolor, o time catarinense fez um contra-ataque mortal, pegando a defesa totalmente desprevenida. Willians Santana serviu Junior Dutra, que sacramentou a vitória catarinense ao fazer o 2 a 0. 

Brasileirão 2017 - 12ª Rodada

Grêmio 0

Leo; Edilson (Edilson), Geromel, Kannemann, Bruno Cortez; Michel, Arthur (Bolaños), Ramiro; Luan, Fernandinho e Barrios. Técnico: Renato Portaluppi

Avaí 2

Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão, Capa; Judson, Luan (Simião), Pedro Castro e Juan (Willians Santana); Romulo (Junior Dutra) e Joel. Técnico: C. Oliveira.

Gols: Simião, aos 28/2º; Junior Dutra, aos 39/2°

Cartões Amarelos: Joel (A); Luan (A); Pedro Castro (A); Simião (A); Capa (A); Luan (G);

Cartão Vermelho: Joel (A);

Árbitro: Wagner Reway.

Local: Arena, Porto Alegre


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário