quarta-feira, 17 de maio de 2017

Unimed Noroeste/RS adequada para atender novas regras de cancelamento de plano



Estão em vigor desde a última semana as novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para cancelamento do contrato do plano de saúde a pedido do beneficiário. A Resolução Normativa nº 412 se aplica aos chamados planos novos, ou seja, aos contratos celebrados após 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656, de 1998. Antes dessa norma, não havia regras específicas sobre o tema. A Unimed Noroeste/RS já está adequada ao que determina a agência reguladora, oferecendo através do setor de Relacionamento com o Cliente canais para o cancelamento de plano, seja de forma presencial ou por telefone.

A RN estipula regras para o cancelamento de acordo com cada tipo de contratação do plano (individual, coletivo empresarial ou coletivo por adesão), define responsabilidades das partes envolvidas, obriga as operadoras a emitirem comprovante de ciência do pedido de cancelamento e determina os prazos para entrega de tais comprovantes. O objetivo da ANS ao editar a norma é deixar claro como o beneficiário deve proceder para efetuar o cancelamento e o fluxo dessa solicitação.

Contudo, o pedido de cancelamento dos contratos individuais ou familiares não exime o beneficiário do pagamento de multa rescisória, quando prevista em contrato, se a solicitação ocorrer antes da vigência mínima de 12 meses, observada a data de assinatura da proposta de adesão. Além disso, a operadora poderá efetuar a cobrança de mensalidade não paga, mesmo que de forma retroativa, até a data em que for efetivado o cancelamento.

Para mais esclarecimentos sobre a RN 412 o beneficiário da Unimed Noroeste/RS pode se utilizar dos canais de relacionamento mantidos pela cooperativa. Para atendimento presencial deve se dirigir ao setor de Relacionamento com o Cliente, agora localizado na sala 301 da Sede Administrativa. No site da ANS encontra-se disponível também cartilha de orientação.


Fonte: Unimed Noroeste/RS
Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário