sexta-feira, 7 de abril de 2017

Rússia suspende acordo com EUA sobre prevenção de incidentes aéreos na Síria

Protocolo foi assinado em outubro de 2015

Rússia suspende acordo com EUA sobre a prevenção de incidentes aéreos na Síria | Foto: Olga Maltseva / AFP / CP
   Rússia suspende acordo com EUA sobre a prevenção de incidentes aéreos na Síria
   Foto: Olga Maltseva / AFP / CP

A Rússia anunciou nesta sexta-feira a suspensão do acordo assinado com Washington para impedir incidentes entre aviões dos dois países na Síria, após os bombardeios americanos a uma base da Força Aérea síria na província de Homs.

"A parte russa suspende o memorando com os Estados Unidos sobre a prevenção dos incidentes e a segurança dos voos durante as operações na Síria realizadas pelas aviações russa e americana", afirmou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em um comunicado.

Rússia e Estados Unidos assinaram o protocolo de acordo - com regras e restrições para impedir incidentes entre aviões dos dois países no espaço aéreo sírio - em outubro de 2015, poucas semanas depois do início da intervenção russa na Síria em apoio ao regime sírio. Os aviões russos e americanos realizam ataques contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria.

O acordo recomendava o uso comum de algumas frequências de rádio e aconselhava a criação de uma linha de comunicação terrestre adicional.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário