sexta-feira, 7 de abril de 2017

Pentágono pede que Rússia mantenha canal de comunicação aberto

Diálogo foi interrompido durante ataques aéreos dos EUA, condenados por Moscou

Pentágono pede que Rússia mantenha canal de comunicação aberto | Foto: Carmen Stevenson / U.S. Department of Defense / CP
   Pentágono pede que Rússia mantenha canal de comunicação aberto
   Foto: Carmen Stevenson / U.S. Department of Defense / CP

O departamento americano de Defesa, o Pentágono, convocou nesta sexta-feira sua contraparte militar russa a manter abertos os canais de comunicação, interrompidos abruptamente na quinta-feira em meio aos ataques dos Estados Unidos. A linha direta havia sido estabelecida em 2015, pouco depois de a Rússia se envolver definitivamente no conflito sírio, para tentar evitar eventuais problemas ou mal-entendidos entre americanos e russos.


Na quinta-feira, militares americanos utilizaram a linha direta para alertar a Rússia sobre o ataque ordenado pelo presidente Donald Trump contra uma base aérea síria perto da cidade de Homs. Em resposta, de acordo com o Pentágono, a parte russa anunciou que suspenderá qualquer cooperação com os americanos no caso da Síria. "A parte russa suspendeu os efeitos de um memorando para a prevenção de acidentes e para melhorar a segurança dos voos sobre operações na Síria, que havia sido acordado com os Estados Unidos", afirmou o ministério do Exterior russo em um comunicado.

Nesta sexta-feira, um porta-voz do Pentágono, o Major Adrian Rankine-Galloway, expressou sua esperança de que a Rússia reconsidere esta posição. "O departamento de Defesa mantém o desejo de um diálogo através do canal sobre segurança de voos", disse. O porta-voz acrescentou que "é em benefício de todas as partes que operam no espaço aéreo da Síria evitar acidentes e erros de cálculo, e esperamos que o ministério russo da Defesa chegue a esta mesma conclusão".

Esta linha direta funcionava entre um centro americano de operações no Catar e um centro russo operando a partir de território sírio. Trata-se simplesmente de uma linha telefônica direta atendida permanentemente e que do lado americano inclui um oficial que fala russo. A linha, informou o Pentágono, havia sido utilizada quase diariamente desde que foi instalada.

A decisão de não utilizar esta linha pode aumentar significativamente os riscos tanto para os pilotos quanto para as forças terrestres. A Rússia também anunciou que reforçará a defesa antiaérea na Síria, em especial para proteger elementos fundamentais da sua infraestrutura.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário