quinta-feira, 20 de abril de 2017

Cidade da Região Celeiro pede na Justiça paralisação de usina no rio Uruguai


Cidade da Região Celeiro pede na Justiça paralisação de usina no rio Uruguai
   Foto: Aeroloss Produções Fotográficas/Prefeitura de Derrubadas

O município gaúcho de Derrubadas, onde fica o Parque Estadual do Turvo, é autor de uma ação na Justiça Federal contra a Foz do Chapecó Energia S.A., empresa que administra a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, localizada no rio Uruguai. As informações são do VH3.

O município pede indenização por danos ambientais causados pela usina e requer a paralisação da operação da hidrelétrica até a comprovação da normalização do fluxo de água no Salto do Yucumã. O processo está em fase de instrução.

O município alega que, desde a ativação da usina em 2010, o município acumula prejuízos com a queda do fluxo de turistas, que passaram a encontrar o salto embaixo da água. Também pede uma reparação indenizatória e que seja feito o controle do volume de água”, afirma.

No final de 2016, o assunto foi tema de uma audiência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a presença de prefeito, vereadores, secretários municipais e empresários de turismo, mas a direção da Foz do Chapecó não compareceu à audiência e informou, via ofício, que somente irá se pronunciar nos autos do processo.

A Foz do Chapecó Energia divulgou nota afirmando que entende que a operação da Usina não prejudica a visibilidade do Salto do Yucumã e que não há prejuízos provocados pelo empreendimento sobre o turismo e a economia do município de Derrubadas.

“Por ser um assunto que tramita em esfera judicial, a Foz do Chapecó Energia optou por não participar da audiência pública. Tanto a empresa como o município de Derrubadas usufruem do direito de defender seu posicionamento perante a Justiça, dentro do processo legal e democrático estabelecido”, ressaltou a empresa.


Três Passos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário