sábado, 4 de março de 2017

Santo Augusto: 21ª Encontro das Mulheres trouxe reflexão sobre o papel da mulher na sociedade

Lei Maria da Penha foi citada como uma conquista, no entanto, participantes destacaram que há muito a se fazer


Em torno de 300 mulheres se reuniram na tarde quente de sexta-feira, 03, no Salão da Capela Nossa Senhora Aparecida, bairro Santa Fé, para comemorar antecipadamente o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. 

O evento, que reuniu o 21ª Encontro das Mulheres Santo-augustenses e o 13º Dia da Solidariedade, iniciou com pronunciamento das autoridades, que em seus discursos deram ênfase aos direitos que as mulheres conquistaram ao longo dos anos, destacando que muito ainda precisa ser feito para se atingir a igualdade entre gêneros. 

O Prefeito e Médico, Naldo Wiegert, lembrou que, em relação aos cuidados com a saúde, todas as mulheres, acima dos 40 anos, devem fazer o exame de mamografia, e nesse sentido, destacou que o Hospital Bom Pastor possui o equipamento, e que há vagas para fazer o exame gratuitamente. 

Após, o público foi animado pelo irreverente Marcio Zimmerman, palestrante do SENAR, que fez com que os presentes refletissem sobre a evolução do mundo, com as tecnologias que facilitam o dia a dia, e paralelo a isso, destacou os direitos já alcançados pelas mulheres e sobre o papel da mulher na sociedade. 

Mesmo com esses avanços, sabemos que há muita discriminação aos direitos da mulher em diversas áreas da sociedade. São de conhecimento público os fatos diários de mulheres agredidas física ou verbalmente, humilhadas, e até mortas, simplesmente porque são mulheres.

Para frear esse abismo, devemos lembrar que no ano de 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha, uma lei que possui mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em agosto deste ano, a Lei Maria da Penha completará 11 anos, ela foi citada pela Juíza Titular da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Santo Augusto, Vanessa Silva de Oliveira, em seu pronunciamento. 

No âmbito local, Vanessa citou uma possível futura parceria entre judiciário e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CONDIM, para garantir segurança e estabilidade às vítimas, que muitas vezes por não terem de onde tirar seu sustento, acabam retornando para o convívio com o agressor e sofrendo caladas. 

Outro momento que marcou o evento, foi o pronunciamento da Tesoureira Geral da FETAG-RS, Elisete Kronbauer Hintz, que falou sobre a PEC 287, que trata da Reforma da Previdência, ela explicou quais são os direitos atuais das mulheres e o que poderá mudar na Previdência Social se a proposta for aprovada. 

Para finalizar, todos os presentes receberam lanche e participaram do sorteio de prêmios doados por empresas locais. 

Sobre o 13º Dia da Solidariedade, todos os participantes doaram alimentos e materiais de limpeza e higiene, que posteriormente serão repassados ao Hospital Bom Pastor.





Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência
Fotos: RQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário