quarta-feira, 22 de março de 2017

Produtor acusa Disney de roubar roteiro de "Zootopia"

Gary Goldman entrou com ação federal contra a empresa por plágio

Filme venceu o Oscar 2017 de melhor animação  | Foto: Disney / Divulgação / CP
   Filme venceu o Oscar 2017 de melhor animação | Foto: Disney / Divulgação / CP

O produtor Gary Goldman, cujos créditos incluem “O vingador do futuro” e “Minority report - A nova lei”, entrou com processo por violação de direitos autorais no Tribunal Distrital norte-americano em Los Angeles contra a Walt Disney Company. Ele acusa a empresa de roubar sua ideia para o filme “Zootopia: Essa cidade é o bicho”.

Goldman alega que levou à Disney desenhos de personagens, temas, linhas de diálogo e até mesmo o nome de um projeto que ele desenvolveu pela primeira vez em 2000. Ele também argumenta que lançou duas vezes o projeto para os executivos da Disney, em 2000 e 2009, e foi rejeitado. “Embora a Walt Disney Company reforce rigorosamente seus direitos autorais, ela desenvolveu uma cultura que não só aceita a cópia não autorizada do material original dos outros, mas também a incentiva”, acusa. “Em vez de adquirir legalmente o trabalho de Goldman, os réus disseram que não estavam interessados em produzi-lo e fizeram de sua maneira. Depois disso, de acordo com sua cultura de cópia não autorizada, eles copiaram o trabalho de Goldman", diz o documento apresentado à corte.

Um porta-voz da Disney disse que o processo de Goldman está cheio de falsas alegações. “É uma tentativa sem princípios de reivindicar um filme bem-sucedido que ele não criou que iremos vigorosamente defender contra em tribunal”, afirma a empresa.

“Zootopia” arrecadou mais de um bilhão de dólares mundialmente e em fevereiro venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação. O longa conta a história de uma coelha, dublada pela atriz Ginnifer Goodwin, que deixa sua cidade rural para se juntar à força policial de uma cidade grande, onde o preconceito e o medo dividem moradores.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário