sexta-feira, 31 de março de 2017

Passo Fundo já conta com medicina alternativa e complementar no tratamento de saúde via SUS


   Créditos: Divulgação

O Ministério da Saúde incluiu no sistema nacional de saúde as chamadas medicinas tradicionais e complementares. A portaria que estabelece a inclusão das novas práticas foi divulgada no Diário Oficial da União na última terça-feira (28).

São elas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.

Passo Fundo já oferece oficialmente há dois anos a arteterapia nos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e acupuntura na unidade da Nenê Graeff. Além disso, o município já disponibiliza nas farmácias alguns medicamentos fitoterápicos. Os profissionais da rede de saúde foram capacitados para fazer a prescrição dos fitoterápicos.

A secretária-adjunta da Saúde, Eliana Bortolon, explicou que os pacientes que tiveram acesso a esses tipos de serviços avaliaram eles como positivos. A arteterapia tem auxiliado na recuperação de pacientes com transtornos mentais e uso abusivo de drogas. Em relação a acupuntura, contou que são muitos os relatos dos seus benefícios no tratamento de dores crônicas.

Eliana ressalta que, com a portaria do Ministério, o município contará com mais recursos e poderá ampliar a oferta dos serviços. Em breve, também será oferecido reike em Passo Fundo. A secretaria está providenciando a compra dos materiais necessários.

Eliana explicou que nem todas as práticas listadas pelo governo federal serão implementadas em Passo Fundo porque é preciso de profissionais habilitados. Mesmo sendo alternativas elas requerem uma formação profissional.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário