terça-feira, 14 de março de 2017

Geólogo afirma que fenômeno que devastou São Francisco de Paula pode se repetir


   Créditos: Divulgação

Os moradores de São Francisco, na Serra gaúcha, viveram momento de terror com o vendaval que atingiu o município no domingo (12). O município ficou devastado.

Conforme dados mais atuais da Defesa Civil, cerca de 1,6 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, 70 ficaram feridas e houve a confirmação de uma morte, de um jovem de 24 anos. Nos primeiros momentos do vendaval se falava em duas mortes.

Conforme relatos de moradores, a ventania chegou em círculos e acredita-se que, pela velocidade do vento, que pode ter chegado a 150 km/h, tornado pela velocidade do vento que passou de 150 km/h.

O geólogo Luís Paulo Fragomeni disse que o que chama a atenção é que não é a primeira vez que isso acontece. Há 15 anos o município foi atingido por um tornado. O geólogo explica que as mudanças climáticas afetam o clima da serra como um todo e há indicações de que fenômenos como esse serão mais intensos e ocorrerão em menor tempo de espaço.

Historicamente, os fenômenos climáticos acontecem nos mesmos locais. Conta que antes eles aconteciam a cada 20 anos e hoje a cada 15 e 10 anos. Fragomeni disse que é importante que as pessoas estejam preparadas e cientes de que o vendaval ou tornado pode se repetir.



Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário