terça-feira, 7 de março de 2017

Expodireto Cotrijal inicia em clima de otimismo e marcada pelo entusiasmo do setor



Iniciou ontem (6) e segue até a sexta-feira (10) mais uma edição da Expodireto Cotrijal. A maior feira do agronegócio brasileiro reúne grandes empresas de máquinas e equipamentos agrícolas. O evento traz o que há de melhor em produção vegetal, serviços, pesquisas e lançamentos de tecnologias para as propriedades.

A feira começou com a palestra sobre a Reforma Trabalhista, com o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira, considerado um ponto chave no futuro dos agricultores no campo.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou que o momento é de otimismo, de esperança e de recuperação da economia. Ressaltou que os últimos dois anos foram de crise político-econômica sem precedentes, mas hoje o Rio Grande do Sul vive um momento importante na produção da soja e de milho, que nessa edição devem ser recordes.

Mânica frisou que a Expodireto se propõe a trazer o que existe de melhor em tecnologia no mercado do agronegócio, através das empresas expositoras. Nesta edição, são mais de 500, desde micro a grandes empresas. O presidente da Cotrijal disse que a feira é uma oportunidade para reunir todas as inovações e os lançamentos do setor.

O deputado federal Marcio Biolchi ressaltou que exposição nacional da feira tem um papel importante para a região e para o Estado, principalmente agora com a expectativa da retomada da economia.

O parlamentar espera que a projeção de que o volume de negócios será melhor que o do ano passado se confirme. A edição de 2016 fechou com R$ 1,518 bilhão em negócios, 28% menor que em 2015. Biolchi disse que a perspectiva é de que essa semana seja marcada pelo recorde das safras e pelos bons negócios.

As instituições de ensino que possuem centros de pesquisa e formação de profissionais para a área agrícola também estão presentes na Expodireto Cotrijal 2017. A Universidade de Passo Fundo (UPF) participa desde a primeira edição do evento.

O reitor José Carlos Carles de Souza destacou que a Expodireto movimenta a economia regional e estadual e traz benefícios a todos. A UPF está no local, com atividades próprias, divulgando as pesquisas desenvolvidas por alunos e professores nas áreas do agronegócio, da agricultura de precisão, pecuária, através da medicina veterinária, e da engenharia mecânica.

Em seu estande são oferecidas palestras, aulas e apresentação de projetos, além de informações sobre os serviços e cursos da Instituição.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto, destacou que o Legislativo está mais uma vez presente na Expodireto, buscando pontos de convergência e procurando contribuir e achar o melhor caminho para o Rio Grande do Sul na área do agronegócio. 

Pretto ressaltou que é impressionante o crescimento da feira a cada ano, que expressa para o Brasil e para o mundo o que há de melhor na área. Por isso, é preciso investir em políticas e programas para que as famílias tenham condições de permanecer no campo.

Para o deputado, a permanência delas tem que ser importante não só para as economias estadual e nacional, mas para os próprios agricultores.


O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, destaca que, apesar do momento complicado, o setor presenteia o país com uma safra extraordinária de soja, milho, maçã e de outros produtos.

Turra disse que a safra vai trazer novas divisas, em torno de R$ 520 bilhões de dólares. Na sua opinião essa é das melhores feiras do agronegócio, porque vende ideias e inovações. Ele destacou que a Expodireto é uma janela para o futuro.

O presidente da EmaterRS, Clair Kuhn, destacou que o objetivo da instituição é fazer com que os pequenos produtores tenham acesso à alta tecnologia que é demonstrada na Expodireto. A ideia é de que eles possam adaptá-las às suas propriedades.

Kuhn disse que o grande desafio das instituições que trabalham para a pequena propriedade é manter o jovem no campo. Ele só permanecerá se tiver rentabilidade, aliada à tecnologia, informação e energia. Para o presidente a profissão mais importante é a do agricultor porque é ele quem produz o alimento para as cidades.







Fonte/Fotos: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário