quarta-feira, 1 de março de 2017

Após 33 anos, Portela é a campeã do Carnaval 2017 do Rio de Janeiro

Tradicional escola virou sobre a Mocidade Independente de Padre Miguel no último quesito

Portela quebra jejum de 33 anos e vence o Carnaval 2017 do Rio de Janeiro | Foto: Vanderlei Almeida / AFP / CP
   Portela quebra jejum de 33 anos e vence o Carnaval 2017 do Rio de Janeiro
   Foto: Vanderlei Almeida / AFP / CP

* Com informações da AE

Quebrando um jejum de 33 anos, a Portela é a campeã do Carnaval 2017 do Rio de Janeiro. A votação dos desfiles das escolas de samba ocorreu na tarde desta quarta-feira. Em segundo lugar ficou Mocidade, seguido por Salgueiro. A Portela é maior vencedora do carnaval carioca com 21 títulos, mas não desponta desde 1984, quando foi campeã pela última vez. Em 2016, ficou em terceiro lugar, atrás da Unidos da Tijuca e Mangueira, que foi a grande campeã.

A escola de Madureira desfilou nessa segunda-feira e falou do papel central dos rios na vida humana, desde a formação das civilizações, o comércio e a urbanização. A fé, os mitos e a necessidade de preservação dos rios também foram tema da escola. Sob gritos de "É campeã!", contou a relação histórica entre a humanidade e os rios, passando também por lendas e religiões. A escola lembrou Paulinho da Viola e o samba "Foi um rio que passou em minha vida" e também protestou contra a tragédia ambiental com a barragem da Samarco em Mariana. O carnavalesco Paulo Barros terminou o desfile em clima de festa com os integrantes da escola.

Este é o quarto título de Paulo Barros no Grupo Especial. A disputa foi acirrada e a Portela saiu-se melhor que a Mocidade, o Salgueiro, a Mangueira, a Grande Rio e a Beija-Flor, que ficaram com as colocações seguintes e voltarão no sábado das campeãs.

Na apuração, realizada no sambódromo, o campeonato está sendo intensamente comemorado, assim como na quadra, que fica em Oswaldo Cruz, zona norte do Rio, e já está cheia.

"O Brasil precisa da Portela, a cultura popular precisa da Portela. A Portela agora vai ter paz para ser a grande escola que ela tem que ser, não vai ter mais que carregar essa cruz do jejum. A Portela vai abraçar todas as suas coirmãs. Mais importante do que levantar a bandeira da Portela é levantar a bandeira do samba", celebrou o presidente, Luis Carlos Magalhães.

Pelo regulamento, foram avaliados nove quesitos: harmonia, fantasia, alegorias e adereços, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo, bateria, enredo e evolução. Doze escolas participaram do Grupo Especial do carnaval de Rio. Conforme a Liese divulgou na tarde desta quarta-feira, nenhuma foi rebaixada devido aos dois acidentes que ocorreram com os carros alegóricos da Paraíso do Tuiuti e Unidos da Tijuca. Com isso, ano que vem haverá 13 escolas desfilando, pois a vencedora da série A sobe para o Especial.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário