sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Um mês após entrega, burocracia ainda deixa fora de operação ambulâncias doadas para o Samu

Secretaria Estadual da Saúde informou já ter encaminhado os termos de doação, provenientes do Ministério da Saúde, para os municípios


A entrega de 61 ambulâncias para o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), feita pelo presidente Michel Temer no início de janeiro, completou um mês. Apesar de o processo de emplacamento de veículos novos levar cerca de uma semana no Detran, trâmites burocráticos estão travando a circulação dos equipamentos em várias cidades.

Em Canela, na Serra, a assessoria de imprensa informou que a Prefeitura está enfrentando dificuldades para agilizar a documentação junto ao Detran e não há previsão de regularização do veículo. A Secretaria da Saúde do município disponibilizou uma ambulância até que a nova seja colocada em operação, já que a antiga teve problemas no motor e teve de ser aposentada.

Já em Taquari, o equipamento montado para ser uma UTI Móvel está parado ainda. Nesta sexta-feira, o município ainda não recebeu o termo de doação. Houve demora mais que esperada, segundo o prefeito Emanuel Hassen de Jesus. “A população toda ficou na expectativa de receber um equipamento de alta tecnologia e com razão, nos cobra. Não se pode deixar uma ambulância assim na garagem, considerando que iria elevar e muito a qualidade do atendimento de urgência”, ressalta.

No caso de Arvorezinha, onde também foi concedida uma UTI Móvel, a ambulância também não está operando. A Prefeitura está esperando a chegada da documentação proveniente do Ministério da Saúde para encaminhar o emplacamento e contratação de seguro.

No Sul do Estado, Candiota recebeu o termo de doação. A ambulância já foi emplacada e deve estar em uso a partir da próxima semana.

Em Gravataí, na Região Metropolitana, a Prefeitura espera a apólice do seguro veicular para colocar o veículo em atendimento. Esteio, outra cidade da região que recebeu uma unidade móvel, já colocou a ambulância em operação. Porto Alegre também recebeu uma UTI Móvel, que opera há duas semanas.

A Secretaria Estadual da Saúde informou já ter encaminhado os termos de doação, provenientes do Ministério da Saúde, para os municípios. O Detran informou que a regularização das ambulâncias deve ser realizada pelas prefeituras.


Fonte: Samantha Klein | Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário