segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Setor que emprega muita gente, a horticultura foi destaque na ExpoAgro Cotricampo



A produção comercial de hortaliças é uma das atividades que concentra maior número de pequenas propriedades rurais e de agricultores familiares. Em cada hectare cultivado com frutas e hortaliças seriam gerados entre dois a seis empregos, segundo dados de 2011, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por essa razão, a horticultura foi destaque no espaço da Emater/RS-Ascar, na Expoagro, realizada nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Campo Novo.

Além das centenas de agricultores familiares, o espaço da horticultura também chamou a atenção do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, e de gerentes regionais da Emater/RS-Ascar, Carlos Turra e Vito Cembranel.

Benefício do adubo orgânico

Na base de tudo está o adubo, e neste caso, adubo orgânico. “Usamos quatro quilos de esterco de galinha por metro quadrado, colocamos mais umas 100 gramas de calcário e complementamos com um pouquinho de adubo químico, mas a base foi o esterco de galinha”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bortolini. “As hortaliças respondem muito bem à adubação orgânica, que oferece nitrogênio em doses, conforme a planta vai necessitando”, completou o engenheiro agrônomo.

Entre as frutas e hortaliças, a Emater/RS-Ascar selecionou aquelas que o agricultor poderá cultivar no verão: melão, melancia, rabanete, cenoura, beterraba, repolho, abóboras, pepino, rúcula, pimentão e quatro tipos de alface - americana, lisa, crespa e roxa.



Fonte: Emater-RS/Ascar
Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário