quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Lula autoriza doação de órgãos da ex-primeira-dama Marisa Letícia

Exame realizado nesta manhã constatou ausência de fluxo cerebral na esposa de ex-presidente

Lula autoriza doação de órgãos da ex-primeira-dama Marisa Letícia  | Foto: Ricardo Stuckert / Presidência / CP Memória
   Lula autoriza doação de órgãos da ex-primeira-dama Marisa Letícia
   Foto: Ricardo Stuckert / Presidência / CP Memória

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com a equipe médica do hospital Sírio Libanês e autorizou doação de órgãos da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Conforme o boletim médico divulgado pelo Complexo Hospitalar, Marisa segue internada na Unidade de Tratamento Intensivo. 

"Na manhã de hoje (quinta-feira) foi realizado Doppler transcraniano, sendo idetificada ausência de fluxo cerebral. Diante do resultado, com autorização da família, foram iniciados procedimentos para doação de órgãos", relata a nota.

A mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internada no Hospital Sírio-Libanês na tarde do dia 24 de janeiro, após ser vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). 

A trajetória da ex-primeira-dama

Marisa Letícia nasceu em uma casa de pau-a-pique, no bairro dos Casa, sobrenome do avô, que tinha um sítio em São Bernardo do Campo. Aos sete anos, mudou para a cidade. A mãe de Marisa, Regina Rocco Casa, era uma famosa benzedeira da região. Do pai, Antonio João Casa, dizem que puxou o gosto pelas plantas, seu hobby predileto.

A ex-primeira-dama trabalhou na fábrica de chocolates Dulcora, onde embalou bombons a partir dos 13 anos. Aos nove, havia sido babá das sobrinhas do pintor Cândido Portinari. Aos 19 anos estava casada. Ficou viúva quando estava grávida de quatro meses do seu filho Marcos. O marido foi assassinado em uma tentativa de assalto. Depois de morar pouco mais de um ano com os sogros, Marisa começou a trabalhar no bar de uma prima, o bar da Dirce. Nessa época, passou a viver com a sua mãe, que morava na mesma rua. Foi nesse período que Marisa teve o primeiro contato com a política. Ajudou na campanha de um vereador da região, que era amigo de Pedro, marido da prima Dirce.

Em 1973, conheceu Lula, quando foi até o sindicato dos metalúrgicos buscar um carimbo para retirar a sua pensão. Foi quando o ex-presidente fez questão de deixar cair sua carteira do sindicato para mostrar que também era viúvo. Os dois começaram a namorar. Lula ia frequentemente buscá-la no bar. Um ano depois veio o casamento. Lula adotou o filho de Marisa, Marcos, e teve mais outros três com ela.

Dona Marisa e o PT

Marisa Letícia empolgou-se durante a construção do PT. Responsável pelas fichas de inscrição, muitas vezes ela ia cadastrar as pessoas na rua, buscando convencê-las da importância de montar um partido dos trabalhadores. Dizem que é dela a costura da estrela na primeira bandeira do PT.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário