segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Governo entrega 29 viaturas ao IGP e prioriza agendas de Segurança


Viaturas para IGP
Governo do Estado destina os novos veículos entregues para serem utilizados no atendimento de crimes em locais de difícil acesso e para grandes deslocamentos - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A entrega de 29 novas viaturas para renovação da frota do Instituto Geral de Perícias (IGP), nesta segunda-feira (13), foi uma das medidas de segurança da segunda fase do plano estadual após a adesão ao Plano Nacional de Segurança Pública. O governador José Ivo Sartori iniciou a semana também reunindo-se com autoridades para acompanhar os índices de criminalidade da área. 

Os veículos entregues na Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre, serão utilizados no atendimento de crimes em locais de difícil acesso e para grandes deslocamentos. São 12 Ford Ka para Porto Alegre e mais 14 para Canoas, Lajeado, Vacaria, Erechim, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, São Luiz Gonzaga, Três Passos, Pelotas, Uruguaiana e Novo Hamburgo. Outras três Mitsubishi L200, dotadas de tração 4x4, irão para Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo. A compra foi viabilizada por meio de R$ 3,6 milhões do orçamento da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública.

 

Sartori salientou que a entrega era uma ação singela do governo do Estado frente às dificuldades financeiras, embora o orçamento da Segurança tenha sido ampliado em 20% e o reajuste firmado em 2014 para brigadianos e policiais civis esteja sendo honrado. "Sabemos que isso ainda é pouco, mas estamos fazendo além do que poderíamos fazer com o pouco que temos. Tenho certeza que temos uma caminhada positiva pela frente. Apesar das dificuldades, estamos procurando investir", afirmou. 

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, reconheceu a entrega das viaturas como a reposição de uma carência histórica em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo IGP e destacou que, em breve, o prédio anexo à secretaria terá suas fundações inauguradas e o trabalho da perícia estará mais próximo à SSP. Para o diretor-geral do IGP, Cleber Muller, a renovação da frota demonstra o comprometimento da gestão com o instituto, que agora pode melhorar sua prova técnica. Os veículos serão distribuídos para as regionais do instituto a partir desta segunda-feira.

Novo momento no combate à criminalidade

Na Sala de Gestão do Centro Integrado de Comando e Controle da SSP, o secretário Cezar Schirmer apresentou ao governador os dados da produtividade dos órgãos da área, os índices da criminalidade e destacou redução dos indicadores no período do segundo semestre de 2016. Quase todos os principais indicadores criminais (homicídio doloso, furto, roubo, furto de veículo, roubo de veículo e latrocínio) registraram queda em relação ao mesmo período de 2015. A única exceção está no crime de homicídio doloso, com alta de 6,5%. Roubo e furto de veículos apontam redução de 17,9% e 11,1%, respectivamente.

O crime de latrocínio, uma das principais preocupações da população atualmente, registra queda de 13,2%.

 
Ainda nesta segunda-feira, Sartori e o secretário Cezar Schirmer reuniram-se com integrantes do Fórum da Questão Penitenciária, formado por órgãos estaduais para tratar sobre os problemas do sistema prisional do Rio Grande do Sul, como a falta de vagas em presídios. 

"Essa (superlotação) é uma batalha social, que exige uma resposta integrada. O conjunto trabalha melhor. Temos o presídio de Lajeado, que contou com a iniciativa da sociedade em parceria com o Poder Judiciário, como um exemplo positivo. É uma solução sintonizada com a situação delicada das finanças do Estado", frisou o governador, que reforçou ainda o compromisso de abrir 6 mil novas vagas prisionais até o final de 2018 e citou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que permite a troca de imóveis por vagas prisionais. Uma nova reunião com o Fórum deve ser agendada pela Secretaria de Segurança Pública. Participou ainda o deputado estadual Ronaldo Santini, da Comissão Especial da Segurança Pública da AL.

Viaturas para IGP


Texto: Letícia Bonato e Claiton Silva, Ascom SSP
Edição: Léa Aragón/ Secom 
Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário