sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Forte onda de calor vai favorecer temporais, alerta MetSul

Máximas nos próximos dias chegarão aos 38°C na Capital

Chuva forte caiu em Porto Alegre no fim da tarde | Foto: Fabiano do Amaral
   Chuva forte caiu em Porto Alegre no fim da tarde | Foto: Fabiano do Amaral

Porto Alegre teve o segundo fim de tarde consecutivo com chuva e raios. Antes, o vento soprou forte na Capital com rajadas acima de 60 km/h no aeroporto, o que fez com que a temperatura caísse para menos de 30ºC após uma máxima de 37ºC na zona Norte da cidade. O calorão decorreu de uma massa de ar muito quente que começa a se instalar sobre o Rio Grande do Sul e vai permanecer ao menos até metade da próxima semana.


De acordo com a MetSul Meteorologia, Porto Alegre e o interior podem esperar dias de temperatura bastante alta neste fim de semana e na semana que vem com máximas de 36ºC a 38ºC em alguns pontos. No período, a atmosfera seguirá muito instável. A combinação de intenso calor, alta umidade e elevadas taxas de instabilidade é explosiva porque é a ideal para a ocorrência de temporais.

Devido ao cenário, as condições para esta sexta e nos próximos dias serão muito favoráveis ao registro de chuva e tempestades de verão entre a tarde e a noite. Como é instabilidade convectiva (associada ao calor), a chuva será irregular e não irá chover ou dar temporal numa cidade específica qualquer todos os dias. A MetSul alerta, porém, que quanto mais quente maior é o risco de temporais fortes. Logo, nos próximos cinco a sete dias o cenário será propício a tempestades isoladas fortes a severas com potencial até de danos e transtornos por chuva intensa, raios, vento forte e/ou granizo.


METSUL
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário