terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Delegado e comissário são presos em operação do MP e da Polícia Civil

Suspeitos financiavam grupos criminosos que praticavam roubos de carga e receptação

Um delegado e um comissário aposentado são alvos de uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. A ofensiva, chamada de Financiador, investiga crimes de lavagem de dinheiro, quebra de sigilo funcional e organização criminosa.

De acordo com as investigações, por meio de conta corrente de terceiros e de empresas de fachada, o delegado de Polícia, identificado como Omar Abud, responsável pela 17ª Delegacia de Polícia, e o comissário aposentado Luís Mello Gonçalves financiavam grupos criminosos que praticavam roubos de carga, receptação e estelionatos. Em contrapartida, os investigados recebiam parte dos lucros da atividade criminosa. Foi apurada a lavagem de R$ 1,1 milhão.

As investigações foram iniciadas em novembro de 2016 e são um desdobramento do caso em que o Ministério Público denunciou integrantes de uma organização criminosa que praticava lavagem de dinheiro em um supermercado de Alvorada.

Mais três pessoas são investigadas e será imposta fiança para responderem em liberdade. A ação do Ministério Público e da Polícia Civil também indisponibiliza quatro veículos de luxo e apartamentos dos investigados em Porto Alegre, Capão da Canoa e Xangri-Lá.

O delegado preso hoje durante operação foi o mesmo que indiciou jornalista detido em junho do ano passado, em protesto na Secretaria Estadual da Fazenda, em Porto Alegre. Em julho, Omar Abud encaminhou ao Ministério Público o inquérito que investigou a ocupação do prédio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), em junho, em Porto Alegre. De acordo com o documento, dez pessoas foram indiciadas no caso, incluindo o repórter do jornal Já, Matheus Chaparini, e o cineasta independente Kevin D’arc.

No mês de dezembro, Abud recebeu salário bruto de R$ 22,4 mil.


Fonte:Eduardo Paganella / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário