terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Crissiumal completa 62 anos de emancipação nesta terça-feira

Povoamento iniciou na década de 30


Crissiumal completa nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro de 2017, dia de Carnaval, 62 anos de idade. O município foi oficialmente instalado no dia 28 de fevereiro de 1955, depois de ter sido criado pela Lei Estadual n.º 2553, de 18 de dezembro de 1954.

Muito antes disso, na década de 30 iniciou o povoamento do atual território de Crissiumal. Segundo o livro “Apontamentos sobre o passado de Crissiumal”, do professor, historiador e escritor José Raymundo Pletsch, a firma Dahne, Conceição e Cia. em 14 de janeiro de 1933, assinou contrato com o governo do Estado do Rio Grande do Sul para a construção de estradas de ferro e de rodagem. A ela cabia à colonização racional e planejada de terras devolutas pertencentes ao Estado, situadas entre os rios Santa Rosa e Turvo, até o rio Uruguai.

Ainda conforme informações do livro, os primeiros moradores de Crissiumal chegaram ao território no ano de 1933, sendo da família de Domingos Maccari. Tendo estes recebido a companhia das famílias de Miguel Schütz, Armindo Schütz e Santo Bertaluci em 1935, com aumento da povoação nos anos seguintes. Em 06 de janeiro de 1936 Crissiumal foi reconhecida como povoado e em 28 de dezembro de 1953 como vila.

Em 28 de fevereiro de 1955 Lauro Pedro Thomas assumiu como primeiro prefeito de Crissiumal. Após, foram prefeitos do município Alcido Brust, Pedro Harry Hoffmann, Benno Bender, Pedro Osvaldo Scheid, Carlos Willy Grün, Henrique Ebeling em duas oportunidades, Luiz de Rosso, Alvicio Pereira Duarte, Sergio Drumm, Walter Luiz Heck em três oportunidades e Roberto Bergmann sendo o atual prefeito reeleito.

Ao longo dos anos Crissiumal se destacou na região, pela receptividade e simpatia do seu povo, que lhe rendeu a alcunha de “Cidade Sorriso”. Com diversas atividades que lhe rendem destaque em nível estadual, nacional e internacional, onde podemos citar como exemplos, os consagrados goleiros Taffarel, Danrlei (atualmente Deputado Federal) e Beto, o GEMP, as Agroindústrias e o Tupi FC. Depois de ter perdido partes de seu território com as emancipações de Humaitá e Nova Candelária, a área territorial de Crissiumal possui 362 quilômetros quadrados, onde residem 14.085 habitantes segundo o último censo realizado pelo IBGE em 2010. Também é conhecida por ser uma das poucas cidades que tem um Castelo habitado.

 

Neste ano Crissiumal não teve nenhuma festividade pelo Dia do Município.


Imagens: Phanton Produtora | Guia Crissiumal Arquivo
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver | Guia Cissiumal

Nenhum comentário:

Postar um comentário