sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

4º RCB realiza exercício de adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem


Ação dos militares no trevo da BR-392, em Roque Gonzales.
Foto: assessoria de imprensa

Na manhã da quinta-feira, 9, no trevo que liga a BR-392 e a ERS-168, em Roque Gonzales, um pelotão do 4º Regimento de Cavalaria Blindado ativou três Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), missão na qual foi apoiado pela Polícia Rodoviária Federal.

Conforme definição do Ministério da Defesa, as Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO) são conduzidas pelas Forças Armadas, de forma esporádica, em área previamente estabelecida e por tempo limitado. Tem por objetivo a preservação da ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio em situações de esgotamento dos instrumentos para isso previstos no artigo 144 da Constituição, ou em outras em que se presuma ser possível a perturbação da ordem.

Essa atividade é regulada pela Constituição Federal, no artigo 142, pela Lei Complementar 97, de 1999, e pelo Decreto 3897, de 2001. Devido a tais leis, o Exército, a Marinha e a Força Aérea tem a autoridade para atuar com poder de polícia quando em Op GLO. No caso do 4º RCB, por estar numa região de fronteira, os crimes mais visados acabam sendo os ambientais e os transfronteiriços.

O exercício teve o acompanhamento do Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General Carlos José Russo Assumpção Penteado, vindo de Santiago para realizar reconhecimentos operacionais na Região das Missões.


Fonte: Comunicação Social do 4º RCB
Rádio São Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário