sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Teori Zavascki será sepultado às 18h deste sábado em Porto Alegre

Velório deve ser aberto ao público às 11h no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Teori Zavascki será velado no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região | Foto: Mauro Schaefer
   Teori Zavascki será velado no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região | Foto: Mauro Schaefer

O velório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki vai começar às 11h de sábado, no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. A sede da Corte fica no bairro Praia de Belas. Em nota, o TRF também confirmou que o enterro ocorre a partir das 18h deste sábado, no cemitério Jardim da Paz, no bairro Agronomia.

No início da tarde, a presidente do STF, Cármen Lúcia, embarcou para Porto Alegre, onde vai acompanhar os preparativos do velório. Zavascki morreu na quinta-feira em acidente de avião em Paraty (RJ). Ao chegar a capital gaúcha, a ministra deve visitar a família do ministro.

A pedido de família, o velório ocorre na sede do TRF, onde o ministro iniciou a carreira na magistratura. Colegas de Teori no Supremo e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tribunal em que o ministro trabalhou antes de chegar ao STF, também devem comparecer ao velório.

Na quinta-feira, Cármen Lúcia disse que ainda não estudou como fica o andamento dos processos da Operação Lava Jato. Teori Zavascki era o responsável pela condução das investigações na Corte. “Não estudei nada por enquanto. A minha dor é humana, como eu tenho certeza é a dor de todo brasileiro por perder um juiz como esse”, disse.

Cármen Lúcia recebeu a notícia da morte de Teori em Belo Horizonte e retornou no início noite a Brasília para acompanhar o caso. Aparentemente abatida, a ministra foi diretamente do aeroporto ao Supremo para falar com os jornalistas sobre a morte de Teori, a quem chamou de “um amigo super afetuoso, leal, digno”.

Saiba mais sobre Teori Zavascki

Teori Albino Zavascki tinha 68 anos e nasceu em Faxinal dos Guedes, interior de Santa Catarina. Ele era ministro do Supremo Tribunal Federal desde 2012, tendo sido indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Atualmente, ele era o relator do processo da Operação Lava Jato.

Dentro dos trabalhos da Lava Jato, Teori deveria homologar as delações dos executivos da Odebrecht. Dependia dele também retirar o sigilo do conteúdo dos depoimentos de cerca de 900 depoimentos referentes às delações da empreiteira. Isto estava previsto para ocorrer em fevereiro.

Teori fez carreira jurídica no Rio Grande do Sul. Ele formou-se em Direito na Ufrgs em 1971, tendo cursado mestrado e douturado na mesma universidade, onde também foi professor. Antes de ingressar no STF, ele foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, além de ter atuado como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ele era viúvo de Maria Helena de Castro, falecida em 2013.


Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário