quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Temporal causa alagamentos em Viamão e famílias são retiradas de casa

Água subiu quase um metro e ao menos seis casas desabaram

Ruas ficaram inundadas por conta do temporal em Viamão | Foto: Samuel Vettori / TV Record / Especial / CP
   Ruas ficaram inundadas por conta do temporal em Viamão | Foto: Samuel Vettori / TV Record / Especial / CP

As fortes chuvas seguidas de vento causaram estragos em pelo menos quatro cidades do Rio Grande do Sul. Foram atingidas Viamão, Charqueadas, Santa Cruz do Sul e Imbé. A tempestade começou por volta da meia-noite e teve duração de 3h, conforme relato Corpo de Bombeiros em Viamão.

No município banhado pelo Arroio Feijó, os bairros mais afetados foram Augusta, Cecília, Gaúcha, Santo Onofre e Santa Isabel. Seis casas desabaram, há ruas debaixo d’água e residências com a água atingindo a altura de quase 1 metro das paredes. Na rua Tenente José Pontes, no Beco dos Cunhas, sete habitações ficaram totalmente alagadas. Os bairros Augusta e Gaúcha foram os mais afetados, onde um córrego inundou as ruas. Várias famílias foram retiradas de casa pelos bombeiros.

Moradores relataram dificuldade de fazer contato com a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 100 ligações relatando problemas causados pelo temporal. Os bombeiros têm apenas uma equipe de resgate no município.

O prédio da Prefeitura de Viamão também foi atingido por alagamentos. “Até o gabinete ficou alagado. Mas a Defesa Civil agora vai fazer o levantamento dos estragos”, destacou o prefeito André Pacheco. Conforme a Defesa Civil, foram registrados mais de 60 mm de chuva em 1h de tempestade.

Também houve estragos em Charqueadas, com queda de postes e registro de falta de luz. Algumas residências tiveram telhas arrancadas ou furadas durante o registro de ventania. Mais de 22 mil clientes ficaram sem abastecimento de energia elétrica em Arroio dos Ratos, Charqueadas, Butiá e Minas do Leão. Por volta das 7h, a CEEE informou que o número de pontos sem luz caiu para 4,7 mil.

Em Santa Cruz do Sul, a Defesa Civil informou ainda não ter recebido chamadas de moradores para salvamento nas residências. Porém, diversas vias ficaram alagadas e houve destelhamentos.

Em Imbé, o vento forte causou destelhamento de residências. Não há um levantamento do número de atingidos nem informações sobre feridos.


Fonte: Samantha Klein/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário