Rede social visa combater
tráfego de notícias falsas, inclusive as impulsionadas
Facebook quer combater tráfego e notícias falsas na rede
social | Foto: Reprodução Facebook
O
Facebook anunciou nesta quarta-feira a criação de um projeto de jornalismo
destinado a promover “um ecossistema de notícias saudáveis” e reduzir a difusão
de notícias falsas. A medida chega em um momento em que a rede social líder
sofre intensa pressão por permitir que a desinformação se propague e às vezes
se torne viral, com alguns críticos alegando que as notícias falsas no Facebook
influenciaram a eleição presidencial dos Estados Unidos.
Embora o
Facebook tenha rejeitado as alegações de que é uma “empresa de mídia”, a rede
social disse que seu novo esforço visa aumentar a credibilidade da informação
que circula. “Sabemos que nossa comunidade compartilha e discute ideias e
notícias, e como parte de nosso serviço, nós nos importamos em garantir que um
ecossistema de notícias saudável e o jornalismo possam prosperar”, afirmou a
diretora do projeto, Fidji Simo, em um post de blog.
“É por
isso que hoje estamos anunciando um novo programa para estabelecer laços mais
fortes entre o Facebook e a indústria de notícias”, acrescentou ela, no post.
O projeto
significará “colaborar com organizações de notícias para desenvolver produtos,
aprender com os jornalistas maneiras de sermos um parceiro melhor e trabalhar
com editores e educadores sobre como podemos equipar as pessoas com o
conhecimento que precisam para serem leitores informados na era digital”,
explicou Simo.
Um dos
elementos envolverá o desenvolvimento de “novos formatos de narrativas” e
outras formas de ajudar os parceiros de notícias. Um segundo elemento incluirá
“treinamento e ferramentas para jornalistas” que irá ajudá-los a usar vídeos ao
vivo e outras formas de se conectar com o público. O terceiro será a educação
pública em “alfabetização informativa” e outros esforços para ajudar as pessoas
a determinarem a credibilidade das notícias.
“Trabalharemos
com organizações terceiras sobre como entender melhor e promover a
alfabetização informativa tanto dentro quanto fora de nossa plataforma, para
ajudar as pessoas em nossa comunidade a terem as informações necessárias para
decidir em quais fontes confiar”, afirmou Simo.
Como
parte disto, o Facebook irá publicar anúncios de serviços públicos em
colaboração com o Projeto de Literacia de Notícias, sem fins lucrativos, que
ajudará as pessoas a determinar a veracidade de notícias, e trabalhará em
pesquisa com a Escola de Jornalismo Walter Cronkite, da Universidade do Estado
do Arizona.
Simo
disse que o Facebook continuaria os esforços anunciados no mês passado para
“interromper os incentivos financeiros” para sites que criam notícias falsas.
“Este problema é muito maior do que qualquer plataforma, e é importante que
todos nós trabalhemos juntos para minimizar o seu alcance”, acrescentou.
“Este é
apenas o começo de nosso esforço nessa frente - nós temos muito mais a fazer. A
página do projeto de jornalismo do Facebook servirá como um centro para nossos
esforços para promover e apoiar o jornalismo no Facebook.”
AFP
Correio
do Povo
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