sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Enchente: Bombeiros estimam 300 famílias fora de casa em Rolante

Equipes trabalham para contabilizar os estragos e prestar apoio às famílias atingidas

Município de Rolante ficou alagado. Foto: Bombeiros Voluntários / Divulgação
   Município de Rolante ficou alagado. Foto: Bombeiros Voluntários / Divulgação

Com as fortes chuvas que atingiram o Estado durante a madrugada, cerca de 300 famílias precisaram sair de casa no município de Rolante, no Vale do Paranhana. Conforme Thiago Rocha, presidente dos Bombeiros Voluntários no município, as localidades mais atingidas são Alto Rolante e Mascarada, onde algumas famílias chegaram a ficar isoladas.

O principal causador dos estragos foi um açude em uma propriedade rural em São Francisco de Paula, que transbordou. O acesso a Rolante pela ERS-239 está interditado no km 73. Com isso, os únicos acessos aos municípios se dão por estradas do interior, que também estão alagadas.

Em entrevista à Rádio Guaíba, o prefeito Ademir Gomes Gonçalves relatou um “cenário de devastação total”. Conforme os Bombeiros, há muitas árvores caídas, buracos no asfalto e casas com a água batendo pelo teto. Além disso, diversos pontos estão sem energia elétrica, e veículos foram arrastados pela força da água. No entanto, como parou de chover, a expectativa é de que, ao longo da manhã, a equipe consiga contabilizar os estragos e prestar mais suporte aos atingidos.

A Defesa Civil, os Bombeiros Voluntários e a prefeitura trabalharam durante toda a madrugada e seguem durante a manhã. O pedido, agora, é por doação de água potável, alimentos, roupas e colchões. A distribuição deve começar ainda nesta manhã, e os donativos podem ser entregues na sede dos Bombeiros Voluntários, que fica na avenida Tenente Pedro Von Muller, 630, no centro da cidade.

Em Riozinho e em Taquara, não houve estragos. A água deve descer ao longo da manhã pelo Rio Rolante, mas, conforme os Bombeiros, deve perder força, e o município não deve ser afetado.


Fonte: Bibiana Dihl | Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário