quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Caminhonete roubada em Passo Fundo é recuperada na Ponte da Amizade

O veículo estava com as placas clonadas

   Créditos: Divulgação

Na tarde dessa terça-feira (30) uma ação deflagrada por integrantes da Polícia Rodoviária Federal resultou na recuperação de uma caminhonete roubada em Passo Fundo. O fato ocorreu na Ponte da Amizade, divisa do Brasil com Paraguai.

Os policiais estavam realizando fiscalizações na aduana, quando abordaram uma caminhonete Ford Ranger, de cor vermelha, com placas de Cascavel. O motorista, um jovem paraguaio, afirmou que não possuía os documentos do veículo.

Com isso, os policiais verificaram a numeração do chassi e descobriram que a caminhonete havia sido roubada durante um assalto a residência ocorrido na noite do último domingo (28) em Passo Fundo.

Diante do fato, foi dada voz de prisão para o paraguaio, que foi conduzido até a Delegacia da Polícia Civil de Foz do Iguaçu. Após a lavratura do flagrante, o acusado foi recolhido ao presídio daquele município.

A Polícia Rodoviária Federal informou que é rotineira a recuperação de veículos roubados no Rio Grande do Sul e que são levados para o Paraguai. Apenas nessa terça-feira, foram três automóveis. Também destacam, que a prática é de os assaltantes conduzirem os veículos roubados até Foz do Iguaçu/PR e posterior os paraguaios assumem a condução e levam para o país vizinho.





Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Polícia Civil fará paralisação nesta quinta-feira em Santo Augusto

Policiais que atuam em Santo Augusto também já aderiram à Operação Padrão



Nesta quinta-feira, 1º de setembro, a Polícia Civil (PC) estará com os serviços paralisados em protesto ao parcelamento dos salários. Nesse mês, os servidores sofreram com o parcelamento pela nona vez, sétimo mês seguido. A primeira parcela depositada pelo Governo corresponde a R$ 800,00.

De acordo com o Delegado Gustavo Fleury, amanhã o trabalho dos policiais será interno, e apenas serão registradas ocorrências de crimes contra a vida ou que envolvam crianças, adolescentes ou violência doméstica.

A paralisação das atividades terá duração de 15 horas, em todo o Rio Grande do Sul, e, segundo nota veiculada pelo UGEIRM ( Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia- RS) , ela começará às 6 horas da manhã e se estenderá até às 21 horas.

Em Santo Augusto, a Polícia Civil também retomou a Operação Padrão, essa será mantida até a integralização dos salários. Com a Operação Padrão, apenas casos graves estão sendo registrados. Ou seja, às vítimas de fatos atípicos, como perda de documentos, acidentes de trânsito apenas com danos materiais, furtos, ofensas, calúnia, difamação, maus-tratos contra animais, perturbação, entre outros, estão sendo orientadas a fazer o registro na delegacia online (www.delegaciaonline.rs.gov.br). 


Dpto. Jornalismo RQ/ Maira Kempf
Foto: Arquivo RQ

Meninos de 10 e 14 anos cometem furto em Minimercado em Santo Augusto



Um furto em um minimercado localizado na Rua Men de Sá no Bairro Getúlio Vargas, foi registrado na Polícia Civil (PC) de Santo Augusto. 

De acordo com o Delegado Gustavo Fleury, dois meninos, um de 10 anos e um de 14 anos, furtaram em torno de R$70,00.
 
A vítima informou que o furto ocorreu na tarde de terça-feira, 30, por volta das 17 horas, em um momento de distração. 

Após a vítima registrar a ocorrência, a Brigada Militar (BM) realizou diligências e identificou os autores do furto. Ainda de acordo com o Delegado, a criança de 10 anos será encaminhada para o Conselho Tutelar, e em relação ao adolescente será confeccionado um Termo Circunstanciado. O dinheiro não foi recuperado. 


Dpto. Jornalismo RQ/ Maira Kempf

Dilma cita machismo e diz que impeachment é “segundo golpe” que enfrenta na vida

Presidente cassada afirmou que fará oposição “firme e incansável” contra governo Temer

Dilma disse que sofreu o segundo golpe de estado - Crédito: Evaristo Sá / AFP / CP
   Dilma disse que sofreu o segundo golpe de estado | Foto: Evaristo Sá / AFP / CP

Dilma Rousseff se manifestou em Brasília pouco mais de duas horas depois da votação do Senado Federal que aprovou o seu impeachment, por 61 votos a 20, no começo da tarde desta quarta-feira. Em seu discurso, Dilma afirmou que uma “farsa jurídica” a derrubou do cargo e disse que o “machismo e a misoginia” mostraram suas faces no processo de cassação.

“Esse é o segundo golpe de estado que enfrento na vida. O primeiro, o golpe militar, me atingiu quando era uma jovem militante. O segundo, aprovado hoje, por meio de uma farsa jurídica me derruba do cargo que fui eleita pelo povo. É uma fraude pela qual ainda vamos recorrer em todas as instâncias possíveis”, disse Dilma na abertura do seu discurso.

“Acabaram de derrubar a primeira mulher eleita presidente do Brasil sem que haja qualquer justificativa constitucional para isso. O golpe não foi cometido apenas contra mim, meu partido ou aliados, isso foi apenas o começo. O golpe vai atingir qualquer organização politica progressista e democrática. É contra os movimentos sociais e direitos ao trabalho e proteção a leis trabalhistas, a aposentadoria justa, moradia, saúde e cultura, dos jovens, dos negros, dos indígenas, da população LGBT e as mulheres. O golpe é misógino, é homofóbico e racista, é a imposição da intolerância”, seguiu.

Dilma ainda garantiu que o PT e os partidos que o apoiam farão uma oposição “firme e incansável” contra o governo que assume o Palácio da Alvorada. Todos nós vamos lutar e haverá contra eles a mais firme oposição que um governo golpista pode sofrer. Quando o presidente Lula foi eleito pela primeira vez em 2003, chegamos juntos cantando que ninguém deveria ter medo de ser feliz e ter esperança. Muitas vezes lutamos e conseguimos conquistar essa esperança e transformar em realidade. Essa história não acaba assim, estou certa que a interrupção desse processo pelo golpe de estado não é definitiva. Não voltaremos apenas para satisfazer o nosso desejo ou nossas vaidades, voltaremos para continuar a nossa jornada por um Brasil onde o povo é soberano”, afirmou.

Para encerrar, Dilma citou Darcy Ribeiro e afirmou que “a história será implacável” com aqueles que se julgam vencedores hoje. “Nesse momento me inspiro em Darcy Ribeiro para dizer que não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles como já o foi em décadas passadas. As futuras gerações saberão que na primeira vez que uma mulher assumiu a presidência, o machismo e a misoginia mostraram as suas faces. Neste momento, não direi adeus a vocês, tenho certeza de que posso dizer até daqui a pouco. Eu a partir de agora lutarei incansavelmente para continuar a construir um Brasil melhor”, concluiu Dilma Rousseff.


Fonte: Correio do Povo

Senado aprova impeachment de Dilma com 61 votos favoráveis

Houve 20 votos contrários e nenhuma abstenção

Dilma perde o cargo de presidente - Crédito: Evaristo Sa / AFP / CP
   Dilma perde o cargo de presidente | Foto: Evaristo Sa / AFP / CP


O Senado Federal aprovou às 13h35min desta quarta-feira, por 61 votos a favor e 20 contrários, o afastamento definitivo da presidente da República Dilma Rousseff (PT). Quase dois anos após ser reeleita com 54,5 milhões de voto, ela se tornou o segundo presidente da República da história do Brasil a sofrer impeachment. Com a destituição, Michel Temer (PMDB) assumirá o comando do País.

Dilma já estava como presidente em exercício desde 12 de maio, quando o Senado tinha aprovado o afastamento temporário da petista. Michel Temer tomará posse como presidente efetivo em sessão do Congresso Nacional marcada para a tarde desta quarta-feira. Logo em seguida, viajará para a China, onde participará da reunião do G-20.

Para isso, terá antes de passar o exercício da presidência da República ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que se tornou o primeiro na linha de sucessão, seguido pelos presidentes do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sessão

A sessão começou às 11h16min, com 16 minutos de atraso. Na abertura, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandoski, que comandou toda a fase final do julgamento, leu um resumo do processo com a argumentação da acusação e da defesa de Dilma.

Em seguida, um requerimento de destaque foi apresentado pelo PT por meio do senador Humberto Costa (PT-PE) para fatiar a votação. O partido queria que a cassação e a inegibilidade política de Dilma fossem tratadas separadamente. A apreciação do destaque foi acatada por Lewandowski, apesar de contestações de Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

O presidente do STF discorreu sobre as normas do Senado que tratam do assunto, lembrou situações parecidas no Supremo, disse que não poderia se pronunciar por não estar ali como juiz e deixou que o plenário decidisse "soberanamente".

Depois, então, chegou o momento da votação final da perda do mandato de Dilma, por meio eletrônico. Cada parlamentar votou usando os computadores nas mesas do plenário e o resultado foi anunciado no painel.

Processo

O pedido de impeachment de Dilma foi apresentado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal em outubro do ano passado. Eles pediram a saída de Dilma, sob a acusação de que ela cometeu crime de responsabilidade ao editar três decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional e atrasar o repasse de recursos do Tesouro a bancos públicos para pagamento de programas sociais, o que ficou conhecido como "pedaladas fiscais".

O pedido foi aceito em 2 de dezembro pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), então presidente da Câmara. Ele deflagrou o impeachment no mesmo dia em que a bancada do PT, partido de Dilma, se recusou a votar contra a abertura de seu processo de cassação por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara. Após ser debatido e aprovado em comissão especial, os deputados aprovaram o prosseguimento do processo no plenário da Casa em 17 de abril deste ano.

Da Câmara, o pedido seguiu para o Senado, onde também foi formada comissão especial. Antes de aprovar a saída definitiva de Dilma, os senadores já tinham feito duas votações sobre o impeachment. A primeira foi em 12 de maio, quando decidiram pelo afastamento por até 90 dias da petista. A segunda, em 9 de agosto, quando votaram a chamada "pronúncia" do impedimento da petista, ou seja, quando decidiram que ela iria a julgamento pelo plenário da Casa.

O julgamento final do impeachment no Senado começou na última quinta-feira. Na primeira etapa, que durou até sábado, 27, foram ouvidas as testemunhas de defesa e de acusação. A segunda fase aconteceu na segunda-feira, quando Dilma foi pessoalmente ao Senado prestar depoimento. Nessa terça-feira, defesa e acusação fizeram suas considerações finais e foram seguidos dos discursos dos senadores sobre a denúncia contra a presidente.

Durante o julgamento, a acusação disse que Dilma cometeu crime de responsabilidade, pois feriu a meta fiscal ao autorizar a abertura de decretos liberando gastos no Orçamento, de créditos suplementares. Em sua defesa, Dilma negou que tivesse cometido crime de responsabilidade com esses atos. Sustentou que estava sendo alvo de um "golpe parlamentar". Seus opositores, porém, rechaçaram a tese, afirmando que o processo seguiu o trâmite estabelecido pelo Supremo.

Dos 63 parlamentares que se pronunciaram nas 12 horas de sessão da terça-feira, 43 apoiaram a saída permanente de Dilma. Apenas 18 defenderam a petista. Para o impeachment se confirmar eram precisos no mínimo 54 votos a favor do processo do total de 81 senadores, ou dois terços (66,66%).


A|E
Correio do Povo

Submetralhadora é apreendida com jovem de 13 anos em escola no RS

Armamento foi encontrado na mochila da adolescente na escola.
Guarda Municipal da cidade foi acionada após arma ser encontrada.

Submetralhadora, Novo Hamburgo, aluna, estudante, adolescente, 13 anos (Foto: Guarda Municipal de NH/Divulgação)
   Submetralhadora foi encontrada com adolescente dentro de escola em Novo Hamburgo
   (Foto: Guarda Municipal de NH/Divulgação)

Uma submetralhadora de fabricação caseira foi encontrada na mochila de uma adolescente de 13 anos dentro da escola onde a jovem estuda, na tarde de terça-feira (30), na cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

De acordo com o secretário municipal de Segurança de Novo Hamburgo, Felipe Nunes Ferreira, a direção da escola Hugo Engelmann acionou a Guarda Municipal após encontrar o armamento com a jovem.

“Ela disse que foi a irmã mais velha que colocou a arma na mochila”, relatou Ferreira, dizendo ainda que a arma é de fabricação caseira.

“Foram encontrados quatro cartuchos, mas apenas a investigação vai apontar se a arma funcionava, e quem seria o responsável pela fabricação deste armamento”, afirmou.


Fonte: Do G1 RS

Princípio de motim e protesto de familiares no Presídio de Palmeira das Missões



Hoje pela manha por volta das 7:30 hrs,o Pelotão de  Choque da Brigada Militar,39BPM,foi acionado devido a manifestação de presos,ocasionando um principio de motim.

Viaturas da BM, ambulâncias dos Bombeiros, começaram chegar, bem como todos os agentes prisionais para dar apoio a uma operação de controle.

Por volta das 9:OO o Choque entrou pelos corredores, ação que a imprensa não pode acompanhar, enquanto mais de 20 familiares se desesperaram ao ouvir a explosão de rojões.

Segundo os Familiares de presos ouvidos pelo Palmeiranews, eles estão insatisfeitos da forma como a comida levada é revistada. Segundo eles os agentes tiram dos recipientes e as colocam em sacos plásticos e suspensão da revista íntima. Também unanimemente reclamaram do tratamento que os presos recebem, mas não reportaram qualquer  ato de violência.

Familiares de presos que vieram de Barreiro, Sagrada Família, Boa Vista das Missões e outros municípios próximos a Palmeira das Missões, estão impedidos de entrar e não tem qualquer informação.


Fonte/Foto: PALMEIRA NEWS

BOE prende pai e dois filhos por tráfico de drogas em Passo Fundo


   Créditos: Lucas Cidade - Rádio Uirapuru

No final da tarde dessa terça-feira (30) os integrantes do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar efetuaram a prisão de três homens por tráfico de drogas em Passo Fundo. A ação ocorreu na Rua Manoela Portela, nos fundos da Prefeitura Municipal.

Uma guarnição do BOE, comandada pelo Sargento Almeida, estava realizando patrulhamento de rotina pela Vila Annes, quando recebeu a denúncia de que uma residência estava servindo como ponto de comercialização de entorpecentes.

Ao verificar a informação, os policiais constataram que era o mesmo lugar onde há alguns meses foi estourada uma boca de fumo. Com isso, foi iniciado o monitoramento do local e os policiais decidiram dar a batida no imóvel após flagrarem a intensa movimentação de usuários.

O dono da casa foi identificado como Adão Alves da Luz, de 53 anos, e estava na companhia de seus dois filhos, Jonas dos Santos da Luz, vulgo “Dedão” de 22 anos e o Jardel dos Santos da Luz, 19 anos, conhecidos como “Os Portelinhas”. Na revista no interior da residência foi apreendida uma quantia de 133 pedras de crack, seis aparelhos celulares e R$ 370,00.

Diante do fato, foi dada voz de prisão para os três, que foram conduzidos até a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, onde a Delegada Plantonista Rafaela Bier lavrou o flagrante.

Posterior, pai e seus dois filhos foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.



Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo
Fotos: Lucas Cidade - Rádio Uirapuru

Rádio Querência: Estão definidos os três finalistas do Concurso Locutor Por um Dia




O Concurso “Locutor Por um Dia”, realizado pela Rádio Querência de Santo Augusto, chegou a sua final em grande estilo. Sobre coordenação do idealizador do projeto, o comunicador Ed Júnior, contou com a colaboração de toda equipe de profissionais da emissora.

Ao todo, foram 47 participantes inscritos entre homens e mulheres.

O certame teve início no dia 30 de julho, e o encerramento se dará no dia 11 de setembro de 2016, mesmo dia em que se comemora os 28 anos de operação (inauguração) da Rádio Querência-AM de Santo Augusto-RS. No ensejo, o programa “Pampa e Querência” que tem como apresentador, o sócio proprietário e diretor Gilberto Elias Goergen, será apresentado diretamente da Praça Pompílio Silva, onde haverá a participação de artistas locais e também será feita a entrega da premiação.

Os concorrentes receberão os seguintes prêmios: 
Para o primeiro lugar, troféu mais R$ 300,00 em espécie. 
Segundo colocado, troféu mais R$ 200,00 em espécie. 
Terceiro colocado, troféu mais R$ 100,00 em espécie.
O destaque do projeto receberá R$ 30,00 em dinheiro.

O Concurso Locutor Por um Dia começou no dia 30 de julho com uma palestra, e após, foram realizadas quatro etapas classificatórias de onde foram definidos os três finalistas, todos os inscritos, receberam um atestado de participação. Além de Santo Augusto, também participaram, concorrentes de Coronel Bicaco, Redentora, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

A definição dos classificados se deu através de uma qualificada equipe de avaliadores, profissionais renomados na comunicação nacional e internacional. A partir de agora, os concorrentes serão julgados pela equipe de avaliadores e também através do público ouvinte da emissora.

Os concorrentes estão identificados sendo:
Concorrente número 01 Marcos Antônio. 
Concorrente número 02 Bruno Vargas.
Concorrente número 03 Robson Miguel.

A numeração dos finalistas se deu através de sorteio. Os três concorrentes  participarão ao vivo da programação da Rádio Querência no dia 07 de setembro, onde estarão apresentando a programação das 14hs ás 17 horas, sendo que cada participante terá o tempo de uma hora no ar.

O objetivo inicial do projeto é descobrir e qualificar novos talentos da comunicação. A Rádio Querência não se compromete a contratar nenhum dos participantes, salvo se, posteriormente surgir oportunidades e os mesmos tiverem com documentação regular, exigida pelo Ministério das Comunicações.

A partir de quinta-feira, dia 01 de setembro, será aberta a votação dos ouvintes através de ligações no (55) 3781-1255 e internautas pelo facebook. Os ouvintes que votarem, através do telefone ou facebook, também estarão concorrendo a brindes.


Dpto de Jornalismo RQ
Postado Por: Ed Júnior

Caixa abre inscrições para Estagiários com vagas para Santo Augusto


A Caixa Econômica Federal abriu, por intermédio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), as inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível médio e técnico.

Os detalhes para participação do processo, inscrições e prova online estão disponíveis no site do CIEE 

(http://www.ciee.org.br/portal/estudantes/pe/pseletivo/index_caixa_ago16.asp), instituição responsável pelo processo de seleção.

Poderão participar do processo seletivo estudantes que estiverem com matrícula e frequência efetiva em ensino regular nas instituições de ensino médio ou técnico e com idade mínima de 16 anos no ato da assinatura do termo de compromisso de estágio.

As inscrições vão até dia 01 de Setembro, portanto, quinta-feira. Há vaga para Santo Augusto. 


Dpto. Jornalismo RQ/ Maira Kempf

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Operação NPK apreende 82 toneladas de fertilizante falsificado


   Coletiva que detalhou a ação foi realizada na Promotoria de Justiça de Lajeado
   Foto: Marjuliê Martini/MPRS

No cumprimento dos 36 mandados de busca e apreensão relativos à Operação NPK, foram apreendidas 32 toneladas de fertilizante falsificado em um comprador lesado em São Luiz Gonzaga, além de 24 toneladas no depósito de um dos grupos criminosos em Arroio do Meio e outras 26 toneladas em um galpão de outro grupo em Colinas. Também foram cumpridos nove mandados de apreensão de caminhões, veículos e um trator adquiridos com os lucros do esquema criminoso, calculados em mais de 200% sobre cada saca de fertilizante adquiridas para revenda. 

A Operação foi desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Região Metropolitana e Taquari e o Sistema Integrado de Investigação Criminal (Siscrim), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Brigada Militar em 27 cidades – 25 no RS, uma no Paraná e outra em Santa Catarina. A Operação prosseguirá nos próximos dias, desta vez para localizar compradores lesados – já previamente detectados. Foram apreendidas cinco armas e munição. Uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma. 

COLETIVA 

Durante entrevista coletiva à Imprensa ocorrida na Promotoria de Justiça de Lajeado, o Coordenador do Gaeco – Região Metropolitana e Taquari, Reginaldo Freitas da Silva, explicou que as indústrias cujas embalagens eram falsificadas não estão envolvidas na fraude. “A mistura era tanta que algumas amostras sequer tinham níveis aferíveis de nitrogênio, potássio e cálcio”, frisou. Segundo ele, os grupos criminosos transformavam, a partir da adição de calcário, ureia e até mesmo restos de telhas e lajotas, uma tonelada de adubo em três. “Foram feitos sacos em gráficas e falsificadas etiquetas com a classificação do produto e data de validade. O produtor comprava o adubo acreditando que havia a qualidade prometida, mas era muito inferior. Os agricultores são vítimas no processo”, enfatizou. Segundo Reginaldo da Silva, foram localizadas 200 sacas do produto já misturado, pronto para a venda, em uma agropecuária de Santa Catarina. No Paraná, era comprada a mistura para aumentar o produto, em especial, calcário. “O Estado é minado de grupos que fazem esse tipo de coisa, e o MP está apto a receber denúncias semelhantes. Infelizmente, essa Operação deve se tornar semelhante à Leite Compen$ado, porque é uma fraude extremamente lucrativa e de pouca visibilidade”, concluiu. 

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Luciano Vaccaro, reiterou a importância do trabalho interinstitucional para o combate ao crime organizado no Estado. Como a venda é sazonal em virtude das culturas de verão como trigo, soja, milho e fumo (60% da comercialização ocorre entre julho e novembro), “a operação ocorreu para evitar que o produto fraudado chegasse ao comércio e, consequentemente, aos produtores rurais”, lembrou Vaccaro. 

O Coordenador do Siscrim, Diego Rosito de Vilas, frisou que “além dos danos aos agricultores e ao agronegócio, há um prejuízo direto ao erário em razão da sonegação de tributos, que será analisada em um segundo momento das investigações”. A Chefe da Divisão de Defesa da Superintendência Federal do Ministério Agricultura, Ana Stepan, afirmou que “os produtores que fraudam os fertilizantes estão diretamente afetando a população, porque se tem uma redução da oferta de alimentos”. No RS, há 90 estabelecimentos que produzem, 400 que comercializam e 31 que importam. Portanto, ela argumentou que os compradores devem comprar diretamente da empresa produtora ou comercialmente estabelecidos, evitar comprar da internet ou de vendedores ambulantes, verificar quais são os representantes comerciais da área junto ao SAC das empresas, bem como a garantia do produto e o registro do estabelecimento, nunca comprar produtos que estejam com preço muito abaixo do mercado regular, não realizar depósito em contas que não sejam do vendedor, e exigir as notas fiscais – com garantia e número de registro no Mapa. Além disso, a venda de varredura só é permitida pela própria indústria. As marcas Maxifertil, Macrofertil e ADN não existem mais no mercado há cerca de um ano; portanto, quem comprou em 2016 fertilizante desses rótulos deve procurar o MP porque certamente adquiriu produto falsificado. Participou da coletiva, ainda, o Comandante da BM da região, Coronel Gleider Cavalli Oliveira. 

A FRAUDE 

A fraude consistia na mistura de outros produtos a fertilizantes que eram comprados de forma regular ou irregular (originados de desvios em portos brasileiros e designados como varredura), fazendo com que houvesse um aumento do produto original. Os investigados acondicionavam o adubo em sacos com marcas comerciais conhecidas ou com a respectiva etiqueta de classificação (NPK), que não correspondia à realidade do produto. O fertilizante era vendido como se fosse de um NPK específico e superior; contudo, as sacas não continham os nutrientes indicados na embalagem ou existiam em quantidade bem inferior. Assim, o produtor rural acabava pagando o preço de mercado por um produto adulterado ou mesmo falsificado. 

Os fertilizantes minerais sólidos fornecem basicamente os macronutrientes primários: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). Suas fórmulas variam com a concentração desses nutrientes e são comumente chamados de misturas NPK, daí o nome da operação. Os produtos tinham pouca ou nenhuma concentração desses nutrientes, conforme testes que foram realizados pelo Lanagro, do Mapa. 

BUSCAS 

As cidades onde foram cumpridos os mandados são Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Candelária, Carazinho, Chiapeta, Colinas, Estrela, Flores da Cunha, Gaurama, Ibirapuitã, Júlio de Castilho, Lajeado, Panambi, Pareci Novo, Planalto, Rio Pardo, Saldanha Marinho, Santa Cruz do Sul, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Pedro das Missões, São Sebastião do Caí e Venâncio Aires, bem como em Colombo (Paraná) e Correia Pinto (Santa Catarina). 






Fonte: Agência de Notícias | Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Fotos: Marjuliê Martini/MPRS

Mulher abandona criança de 10 dias para usar drogas no bairro Botucaraí em Soledade

Conselho Tutelar de Soledade já encaminhou a criança para o abrigo

   Conselho Tutelar ainda deverá se pronunciar na Rádio Cristal 
   Foto: Dionatan Lamonato/Rádio Cristal

Um crime de abandono de incapaz foi registrado na noite desta segunda-feira, 29/08, no bairro Botucaraí em Soledade.

Segundo informações da Polícia Civil e Conselho Tutelar, uma mulher 22 anos teria deixado seu filho de 10 dias em uma residência na Rua 13 de Maio no bairro Botucaraí para fazer uso de drogas.

Uma denúncia anônima alertou os órgãos responsáveis que de prontidão encontraram a criança e registraram a ocorrência na Delegacia.

O Conselho Tutelar de Soledade (CT) já encaminhou está criança para o lar soledadense onde está sendo cuidada.

A presidente do CT, Noeli Campos, falou que a denúncia chegou via um vizinho da mulher informando que ela havia o abandonado em casa para utilizar drogas.

Fechada dentro da casa deitada em cima de um colchão - a única coisa que havia dentro da residência - coberta com um edredom, ela foi encontrada pelos conselheiros.

A mulher é usuária de drogas e teria vendido todos os móveis da residência para manter o vício. O CT foi junto com a Brigada Militar até o local e quando chegou confirmou a situação.

"Ela deixou a chave com o vizinho e disse que se a criança chorasse ele atendesse ela", declarou a conselheira tutelar.

A criança estava com pouquíssimas fontes de aquecimento, sendo que isso poderia acarretar em problemas para a saúde do bebê em virtude do frio e chuva que caía no município.

O próprio Conselho Tutelar registrou a ocorrência na Polícia Civil. O juizado da criança irá julgar este fato.

"Para a gente que é a mãe, é chocante ver esse tipo de caso. É o primeiro que vi isso em cinco anos de Conselho Tutelar", declarou Noeli.

Para Getúlio Muniz, conselheiro tutelar, o fato de ter encontrado a criança viva e poder ajudar o bebê encaminhando-o para alguém que cuidará dele é como ter "ganhado o ano".

"Toca o conselheiro, a gente é pai, a gente não sabe o que pensar de um caso como esse. A criança é do tamanho de uma folha de ofício", destacou Muniz.

Getúlio agradeceu veementemente a ligação do vizinho que denunciou o caso. "Ele salvou a vida desta criança", finalizou Getúlio.

"Demorei para pegar no sono. O que seria dela hoje pela manhã se não tivéssemos a encontrado?", emocionado, falou o conselheiro tutelar.

Em relação a mãe, ela tem 22 anos, é usuária e já tem outros dois filhos que sua mãe, avó das crianças, cuida.

A identificação da mãe não foi divulgada.

Fonte: Rádio Cristal | Soledade