quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Por unanimidade, Jardel é cassado pela Assembleia Legislativa

Ex-deputado do PSD recebeu 41 mil votos em 2014

Ex-deputado do PSD recebeu 41 mil votos em 2014 | Foto: Alina Souza / CP Memória
   Ex-deputado do PSD recebeu 41 mil votos em 2014 | Foto: Alina Souza / CP Memória

Mário Jardel não é mais deputado estadual no Rio Grande do Sul. O ex-jogador do Grêmio foi cassado nesta quinta-feira pelos seus antigos colegas de Assembleia Legislativa (AL) por unanimidade, com 51 votos. A sessão durou uma hora e meia. 

Jardel recebeu mais de 41 mil votos no pleito de 2014. Em novembro do ano passado, ele foi alvo da Operação Gol Contra do Ministério Público. A investigação apontou que o deputado chefiava uma quadrilha dentro do gabinete com o objetivo de se apropriar de diárias, manter funcionários fantasmas e exigir repasse de parte dos salários dos assessores.

A Assembleia Legislativa deixou de pagar os salários do deputado na primeira semana de dezembro. O pagamento de Jardel passou a ser feito pelo INSS, uma vez que a Assembleia encaminhou o deputado para aposentadoria por invalidez. Sem o deputado, também dissolveu o gabinete de Jardel, demitindo os 17 funcionários com cargo em confiança (CC’s).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realizou diversas sessões antes de aprovar o relatório de autoria do deputado Vilmar Zanchin (PMDB) no último dia 15. Em novembro, Jardel entregou à Assembleia um laudo do psiquiatra particular apontando “incapacidade permanente” do deputado. Com base no documento, a Assembleia encaminhou Jardel para aposentadoria por invalidez, junto ao INSS.

Uma perícia foi realizada no início do mês e está marcada para janeiro a segunda a fim de definir se Jardel está saudável, se deve ficar em auxílio-doença ou se vai ser aposentado como inválido. O salário de deputado estadual, em valores brutos, é de R$ 25.322,25. No INSS, o teto é de R$ 5,1 mil.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário