quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Passo Fundo: Secretaria de Aviação Civil realiza vistoria no aeroporto para que as obras iniciem em 2017


   Créditos: Alex Borgmann

Foi realizada na manhã dessa quarta-feira (30) uma visita dos técnicos da Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal ao Aeroporto Lauro Kortz. Essa deve ser a última etapa preparatória para as obras de reforma e ampliação do local. Após repassar os documentos à Brasília, o processo licitatório e a liberação dos recursos acontecerão no primeiro semestre de 2017. A previsão é que as obras iniciem no segundo semestre.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, acompanhou a vistoria realizada pelo diretor do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxilio a Aeroportos (PROFAA) da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eduardo Henn Bernardi, e do coordenador-geral de Planejamento do PROFAA (SAC), Marcio Maffili.

“Estamos fazendo todos os esforços para que a obra aconteça no próximo ano. Essa modernização é peça chave para impulsionarmos o processo de desenvolvimento econômico do município e da região”, afirmou o prefeito, que destaca o esforço coletivo das entidades de Passo Fundo, lideradas pela Acisa e pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Conforme Eduardo Bernardi, com a aprovação do projeto de terminal de passageiros que faltava, o processo deve ser concluído no início do ano. “A nossa previsão é que ainda no primeiro semestre de 2017 seja liberada a licitação para as obras do aeroporto de Passo Fundo, que deve ser o primeiro do Estado a receber investimentos. A obra possibilitará ao aeroporto operar por instrumentos e adequando o terminal para atender crescimento das operações que estão acontecendo”, disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, que acompanhou a visita técnica, é uma notícia muito positiva. “Os recursos já estão destinados e o Governo Federal pretende fazer, se não em dezembro, até o início de 2017, a liberação do processo de licitação da obra e dos recursos. Após essa grande mobilização que fizemos com muitos apoiadores teremos a tão sonhada reforma do nosso aeroporto”, afirmou. 

A modernização do Aeroporto Lauro Kortz terá investimento superior a R$ 45 milhões. Os recursos servirão para a construção de novo terminal de passageiros, com 2,1 mil metros quadrados, ampliação das cabeceiras, novo pátio de aeronaves, pista de taxiamento para até seis aeronaves e capacidade de atendimento de até 1 milhão de passageiros por ano.






Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário