quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ex-governador do Rio Sérgio Cabral é preso pela Polícia Federal

Operação investiga desvio de mais de R$ 220 milhões de recursos públicos

Ex-governador do Rio Sérgio Cabral é preso pela Polícia Federal  | Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil / CP Memória
   Ex-governador do Rio Sérgio Cabral é preso pela Polícia Federal
   Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil / CP Memória

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi preso na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal (PF). Ele foi detido em casa, localizada no bairro do Leblon. A operação, chamada de Calicute, foi deflagrada para investigar o desvio de mais de R$ 220 milhões de recursos públicos em obras do estado fluminense. A ofensiva deve cumprir hoje 38 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária, além de 14 de condução coercitiva. 

Esta operação é resultado de investigação em curso na força-tarefa da operação Lava Jato no Rio de Janeiro em atuação coordenada com a força-tarefa da Lava Jato no Paraná. A investigação identificou fortes indícios de cartelização de grandes obras executadas com recursos federais mediante o pagamento de propinas a agentes estatais.

São investigados os crimes de pertencimento à organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro. Duzentos e trinta policiais foram designados para participar da operação e 19 procuradores do Ministério Público Federal também estão nas diligências, além de cinco auditores fiscais.  

Garotinho 
Nessa quarta-feira, outro ex-governador do Rio foi preso. Anthony Garotinho foi detido na operação "Chequinho", também deflagrada pela PF. A ofensiva investiga o uso eleitoral do programa "Cheque Cidadão" e combate crimes eleitorais em Campos, no Norte fluminense, onde ele é secretário de governo da prefeitura.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário