terça-feira, 11 de outubro de 2016

Santo Augusto: Estudantes do IFFAR se manifestam em resposta à aprovação da PEC 241




Na  tarde desta terça-feira, 11, os estudantes do Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto com apoio dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto, Ginásio, realizaram uma manifestação em resposta à aprovação da PEC 241, aprovada em primeiro turno na noite de segunda-feira, 10.

Os estudantes, com faixas, cartazes e apitos fizeram uma caminhada em fila indiana pelas ruas e calçadas da Avenida do Comércio, e após, se reuniram na Praça Pompílio Silva.  O protesto é contra medidas em tramitação no Congresso Nacional propostas pelo governo de Michel Temer que, segundo eles, irão precarizar as condições dos institutos federais. Um vídeo dos alunos se manifestando pode ser conferido no Facebook da Rádio Querência.

Segundo a Estudante Ana Paula Depiere, do Curso Técnico em Agropecuária, que integra a comissão formada por alunos, a manifestação busca chamar a atenção da comunidade, para que todos saibam que os estudantes estão lutando por seus direitos, também para que os Deputados que votaram a favor da PEC, saibam que estão indo contra a vontade de parte dos seus eleitores.

Danielle Abreu Rodrigues, estudante de Administração e também integrante da comissão, destacou que participaram da manifestação em torno de 150 estudantes, mas que a adesão dos alunos é total, movimento que também tem apoio de professores e servidores.

A manifestação desta terça-feira deu início a uma série de mobilizações dos estudantes, que a partir de quinta-feira, 13, pretendem ocupar os espaços da instituição em Santo Augusto. A ocupação deve perdurar pelo menos até sábado, 15, nesse período, não serão ministradas aulas, no lugar, serão realizadas atividades culturais e momentos de debates sobre o atual cenário político.

De acordo com a comissão, no cronograma dos estudantes, também consta uma manifestação na BR-472, em Três de Maio, na próxima sexta-feira, 14, onde os estudantes do IFFAR Santo Augusto irão se juntar aos estudantes de Santa Rosa. Já no sábado pela manhã, uma nova mobilização deverá ocorrer pelas ruas de Santo Augusto.

A estudante do curso Técnico em Administração, Eduarda Bronstrup, ressaltou que o principal objetivo é pressionar os deputados e senadores, para que a PEC 241 não seja aprovada, e ainda, para que toda a comunidade tenha conhecimento das ações do Governo e se conscientizem.

Saiba mais 

A PEC 241 estabelece um teto de gastos para o governo federal e irá limitar, nos próximos 20 anos, os investimentos em educação a patamares de 2017, sendo corrigidos apenas pela inflação.

A Medida Provisória 746 trata da reformulação do Ensino Médio, já o Projeto de Lei 257 propõe cortes aos direitos trabalhistas. 


Dpto. Jornalismo RQ/ Maira Kempf 
Foto: Jardel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário