quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Indígenas bloqueiam trecho da BR-386 em Iraí

Manifestantes são contra portaria 1907 e a PEC 241

Não há previsão para liberação do trânsito no local. A fila de veículos já tem pelo menos 1km em cada lado. Foto - Cristiane Luza

Atualização às 12h30: Trânsito liberado por uma hora, informa a PRF, em meia pista. Retomada de bloqueio prevista para as 14h.


Com o objetivo de chamar a atenção do governo para a revogação da portaria 1907, cerca de 150 indígenas do Norte gaúcho bloqueiam o quilômetro 2 da BR-386, em Iraí. Para eles, a medida tira a autonomia da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), assim, as decisões ficam  centralizadas no Ministério da Saúde.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que uma portaria foi publicada na terça-feira, 25, reestabelecendo “as mesmas autonomias financeiras e orçamentária que tinham os Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). Ainda, fica mantida a competência para autorizar despesas até R$ 500 mil previstas na portaria 1338/12, que não havia sido revogada”.

Segundo o cacique da Terra Indígena Rio dos Índios, de Vicente Dutra, Luís Salvador, o grupo ainda é contra a PEC 241, proposta pelo governo para limitar gastos públicos pelos próximos 20 anos com o argumento de equilibrar as contas. O texto foi aprovado em segundo turno pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira, 26, e agora segue para o Senado.

Não há previsão para encerramento do protesto, mas está sendo discutida a possibilidade de liberações periódicas do trânsito ao longo do dia. "Queremos que a portaria 1907 seja revogada imediatamente. Não estão vendo o crescimento da população, que precisa de saúde e educação. Se alguém roubou dinheiro, não é o povo que tem que pagar novamente por isso", disse Salvador.

No momento, somente ambulâncias e veículos da saúde podem passar.


Por: Cristiane Luza
Jornal Folha do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário