segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Crime de desvio de verbas públicas é investigado pela Polícia Civil


Crime de desvio de verbas públicas é investigado pela Polícia Civil
   Apreensão - Foto: Polícia Civil

Na manhã desta segunda-feira (10/10), em cumprimento de três mandados de busca e apreensão deferidos pela Comarca de Bento Gonçalves, policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e a Ordem Tributária (DEAT) do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) realizaram ações contra o crime de desvio de verbas públicas (peculato-desvio) nos municípios de Porto Alegre e Monte Belo do Sul.

Segundo o delegado Daniel Mendelski, dois indivíduos, sendo um deles Procurador Jurídico de Monte Belo do Sul, teria se apropriado de honorários advocatícios de causa ganha em favor do município contra o INSS, em 2009, quando nesse caso, pertenciam ao município. "O Tribunal de Contas do Estado cobrou tal renúncia de receita a um dos indivíduos investigados, causada pelo agir do então procurador jurídico, inclusive gerando título executivo contra ele. O investigado não realizou o pagamento, apesar de ter sido buscada composição (acordo) pelo município e buscou discutir o débito, perdendo em todas as instâncias. Seguiremos investigando todos os indivíduos, além de realizar buscas por outros envolvidos", conclui o delegado.

Cerca de 14 policiais e três delegados de polícia participaram da ação. Um dos indivíduos foi preso com arma de fogo e após pagamento de fiança, foi liberado. Documentos apreendidos nas ações serão submetidos a análise da Polícia Civil.


Fonte: DEAT / Deic
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário