quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Infestação de centopeias foi identificada em lavoura de milho no município de Doutor Maurício Cardoso



A equipe técnica da Cotrimaio identificou nesta semana uma infestação de pragas da classe diplomada – popularmente conhecidos como ‘piolhos de cobra’ ou ‘centopeias’ – em uma lavoura de milho de Doutor Maurício Cardoso.

A vistoria ocorreu na última terça-feira em uma propriedade de Esquina Pedregulho. A incidência não é considerada comum nas lavouras da região.

Geralmente essas pragas aparecem em áreas com abundância de palha sobre o solo e se concentram na linha do sulco da semeadura, podendo periodicamente penetrar nas camadas superficiais do solo. São mais ativas à noite e escondem-se debaixo da palha durante os períodos mais quentes do dia.

O Engenheiro Agrônomo e Gerente de Produção da Cotrimaio, Charles André Neuhaus, afirmou que ainda não foi registrado prejuízos à cultura do milho, mas como as centopeias se alimentam de matéria orgânica e tecido vegetal vivo, podem danificar as sementes e as partes subterrâneas e aéreas de plântulas, provocando a murcha ou mesmo a morte do pé.

A orientação da Cotrimaio é para que o produtor monitore constantemente as lavouras e, percebendo qualquer anormalidade como morte ou murcha de plantas, faça o controle químico.


Rádio Alto Uruguai - Com informação da Imprensa Cotrimaio 
Foto: Jorge Medina

Nenhum comentário:

Postar um comentário