domingo, 21 de agosto de 2016

Em jogo difícil, Brasil vence a Itália e é ouro no vôlei

Equipe de Bernardinho conquista a terceira medalha de ouro na modalidade

Após partida disputadíssima, Brasil vence a Itália e é campeão olímpcio | Foto: Juan Mabromata / AFP / CP
   Após partida disputadíssima, Brasil vence a Itália e é campeão olímpcio | Foto: Juan Mabromata / AFP / CP

Em uma partida disputadíssima até o último ponto, o Brasil levou a melhor e conquistou a medalha de ouro no volêi masculino, na tarde deste domingo, pelos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho venceu por 3 sets a 0 a Itália, com parciais de 25/22, 28/26 e 26/24.

No primeiro set, os italianos abriram o placar e chegaram a estar 5 pontos na frente do Brasil, que conseguiu virar e segurar a vitória por 25/22. O segundo set continuou apertado e as equipes não desgrudavam no placar. A vitória veio apenas no 28/26.

No último set, a Itália não desistiu e pressionava os brasileiros em cada saque. Os europeis chegaram a assustar com 2 pontos na frente. Mas nos minutos finais, a equipe brasileira se impôs e fez 26/24 para garantir a 7ª medalha de ouro do Brasil nos Jogos Rio 2016.

É o terceiro ouro do Brasil na modalidade, tendo conquistado a medalha em 1992 em Barcelona e em Atenas em 2004. Na Olimpíadas de 2012, em Londres, a equipe brasileira chegou na final, mas ficou apenas com a prata.

Os italianos chegaram na decisão invictos, mas buscavam o primeiro ouro olímpico. A Itália já tinha duas pratas - uma conquistada em 1996, nos jogos de Atlanta, contra os Países Baixos, e, em 2006, quando perdeu por 3x1 sets para o Brasil. O bronze do vôlei masculino foi para a equipe norte-americana que, na manhã de hoje, venceu a Rússia por 3 sets contra 2.

O jogo

Em um primeiro set que começou nervoso, com alguns erros dos dois lados, depois do 6/6, os italianos conseguiram abrir uma vantagem de dois pontos, com 12/10. Mas com uma jogada que teve grandes defesas, bloqueios e um contra-ataque espetacular de Wallace, o Brasil empatou em 12/12.

Depois, com uma boa sequência de saques de Maurício Souza o placar chegou a 16/12, o que levou o técnico italiano, Gianlorenzo Blengini, a pedir tempo. A Itália conseguiu encostar no final do set em 21/19, mas a equipe brasileira conseguiu administrar o final da parcial, com um ótimo bloqueio de Evandro, um ace de Lucarelli e ainda contou com um erro de saque do oposto italiano Zaytsev para fechar em 25/22.

No segundo set, o equilíbrio persistiu durante quase todo o set. O Brasil conseguiu abrir 14/11, mas a Itália buscou o empate com uma boa sequência de saques de Zaytsev. Depois do 22/22, o Brasil abriu 24/22 e teve a bola do set, mas a Itália chegou novamente ao empate com uma bela jogada do levantador Gianelli. Após erros de saque dos dois lados, com 26/26 no placar, Lucão e Wallace pararam Juantorena no bloqueio. Na sequência, Maurício Souza fez um ponto de saque e o Brasil estabeleceu 2 sets a 0.

No terceiro set, novo equilíbrio até o fim. Depois do 20/20, as duas equipes trocaram pontos até 24/24. Lucão fez o 25º do Brasil e na sequência um bloqueio de Lipe decretou o 3 sets a 0 para o Brasil.

Melhor reservado para o fim

A campanha da equipe foi marcada por altos e baixos, mas a seleção reservou o melhor para a semifinal e a final. Na fase de grupos, vitórias sobre México e Canadá por 3 a 1, com atuações abaixo do esperado, derrotas para Estados Unidos e Itália por 3 a 1 e uma vitória, também de 3 a 1, sobre a França na última rodada, em uma verdadeira final, já que a equipe derrotada seria eliminada e não passaria à segunda fase.

Nas quartas de final, contra uma adversária continental, a Argentina, o Brasil venceu por 3 a 1 em um jogo tenso. Nas semifinais, a melhor partida do Brasil na competição: 3 a 0 sobre a Rússia e a superação do trauma da derrota dolorosa da final de Londres, quando os comandados do técnico Bernardinho, que chegaram a abrir 2 a 0 e tiveram match point no terceiro set, sofreram a virada e ficaram com a medalha de prata.

E na disputa do ouro contra os fregueses italianos, apesar do equilíbrio nos sets, o Brasil mostrou que no momento da definição não iria deixar escapar a oportunidade de conquistar a medalha de ouro dentro de casa. Depois do 20/20, as duas equipes trocaram pontos até 24/24. Lucão fez o 25º do Brasil e na sequência um bloqueio de Lipe decretou o 3 sets a 0 para a equipe brasileira. O resultado e o entusiasmo da torcida mostraram, mais uma vez, que o Brasil, além do futebol, também é o país do vôlei.



Correio do Povo e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário