quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Dilma cita machismo e diz que impeachment é “segundo golpe” que enfrenta na vida

Presidente cassada afirmou que fará oposição “firme e incansável” contra governo Temer

Dilma disse que sofreu o segundo golpe de estado - Crédito: Evaristo Sá / AFP / CP
   Dilma disse que sofreu o segundo golpe de estado | Foto: Evaristo Sá / AFP / CP

Dilma Rousseff se manifestou em Brasília pouco mais de duas horas depois da votação do Senado Federal que aprovou o seu impeachment, por 61 votos a 20, no começo da tarde desta quarta-feira. Em seu discurso, Dilma afirmou que uma “farsa jurídica” a derrubou do cargo e disse que o “machismo e a misoginia” mostraram suas faces no processo de cassação.

“Esse é o segundo golpe de estado que enfrento na vida. O primeiro, o golpe militar, me atingiu quando era uma jovem militante. O segundo, aprovado hoje, por meio de uma farsa jurídica me derruba do cargo que fui eleita pelo povo. É uma fraude pela qual ainda vamos recorrer em todas as instâncias possíveis”, disse Dilma na abertura do seu discurso.

“Acabaram de derrubar a primeira mulher eleita presidente do Brasil sem que haja qualquer justificativa constitucional para isso. O golpe não foi cometido apenas contra mim, meu partido ou aliados, isso foi apenas o começo. O golpe vai atingir qualquer organização politica progressista e democrática. É contra os movimentos sociais e direitos ao trabalho e proteção a leis trabalhistas, a aposentadoria justa, moradia, saúde e cultura, dos jovens, dos negros, dos indígenas, da população LGBT e as mulheres. O golpe é misógino, é homofóbico e racista, é a imposição da intolerância”, seguiu.

Dilma ainda garantiu que o PT e os partidos que o apoiam farão uma oposição “firme e incansável” contra o governo que assume o Palácio da Alvorada. Todos nós vamos lutar e haverá contra eles a mais firme oposição que um governo golpista pode sofrer. Quando o presidente Lula foi eleito pela primeira vez em 2003, chegamos juntos cantando que ninguém deveria ter medo de ser feliz e ter esperança. Muitas vezes lutamos e conseguimos conquistar essa esperança e transformar em realidade. Essa história não acaba assim, estou certa que a interrupção desse processo pelo golpe de estado não é definitiva. Não voltaremos apenas para satisfazer o nosso desejo ou nossas vaidades, voltaremos para continuar a nossa jornada por um Brasil onde o povo é soberano”, afirmou.

Para encerrar, Dilma citou Darcy Ribeiro e afirmou que “a história será implacável” com aqueles que se julgam vencedores hoje. “Nesse momento me inspiro em Darcy Ribeiro para dizer que não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles como já o foi em décadas passadas. As futuras gerações saberão que na primeira vez que uma mulher assumiu a presidência, o machismo e a misoginia mostraram as suas faces. Neste momento, não direi adeus a vocês, tenho certeza de que posso dizer até daqui a pouco. Eu a partir de agora lutarei incansavelmente para continuar a construir um Brasil melhor”, concluiu Dilma Rousseff.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário