sexta-feira, 15 de julho de 2016

Ministro da Defesa diz que cresce preocupação com segurança no Rio 2016

Segundo Raul Jungmann, procedimentos de proteção serão revisados

Segundo ministro da Defesa, procedimentos de proteção serão serão revisados  | Foto: Tomaz Silva / ABr / CP
   Segundo ministro da Defesa, procedimentos de proteção serão serão revisados | Foto: Tomaz Silva / ABr / CP

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse nesta sexta-feira que cresce a preocupação do governo brasileiro com a segurança dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro após o ataque ocorrido nessa quinta-feira na cidade de Nice, na França. "Evidentemente que existem fatos que preocupam. Não tenha dúvida, cresce a nossa preocupação com a segurança", disse.


Em entrevista à Rádio Nacional de Brasília, Jungmann informou que todos os procedimentos de segurança relacionados à competição serão revisados. "Vamos intensificar aquilo que já vinha sendo feito - ampliar os esquemas de controle de barreira, de check point, de uso de detectores de metais", detalhou o ministro. 

"Trabalhamos com quase uma centena de serviços de inteligência no mundo, a exemplo de Israel, Estados Unidos, Inglaterra, Russa e França. Não tivemos, até agora, nenhuma informação de ameaça concreta ou potencial de terrorismo durante as Olimpíadas aqui no Brasil", acrescentou. Segundo ele, delegações como a dos Estados Unidos e a da própria França foram classificadas como de alto risco pelo governo brasileiro.

Isso significa, por exemplo, que o alojamento dos atletas será instalado em locais de menor circulação e de maior controle, como a Escola Naval. "Obviamente, há segurança reforçada, redobrada e compatível com o nível de risco que a gente atribui."

Ainda de acordo com o ministro, 22.850 homens das Forças Armadas vão trabalhar durante os jogos no Rio de Janeiro. O número inicial, 18 mil homens, foi alterado após pedido de reforço por parte do governo do estado. Se somadas as demais praças que vão receber competições - Manaus, Brasília, Belo Horizonte e Salvador -, cerca de 40 mil homens da pasta participam da segurança de todo o evento.

"No Brasil, teremos a primeira Olimpíada com um centro internacional de inteligência e informação. Esse centro vai reunir representantes de inteligência, serviço secreto e informações de 106 países que vão atuar conosco. Além disso, criamos um centro integrado de contraterrorismo, que vai funcionar durante todo o período de Olimpíada e Paraolimpíada e que terá subcentros em todos os locais onde estiverem ocorrendo jogos."

Questionado se é possível assegurar tranquilidade em meio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil este ano, Jungmann respondeu que 100% dos encargos e compromissos encaminhados aos país pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) foram cumpridos. "Sem atraso e sem falhas", disse. "A gente pode dizer que tudo o que nos foi cobrado está sendo devidamente cumprido", completou.

"Num dia normal, o Rio de Janeiro tem 7 mil ou 8 mil homens fazendo a segurança da cidade. Durante os Jogos Olímpicos, com a soma de homens do Exército, da Força Nacional, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, vamos ter 47 mil homens, ou seja, sete vezes mais segurança do que se tem em dias normais no Rio de Janeiro", acrescentou.


Agência Brasil
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário