sábado, 23 de julho de 2016

Atirador de Munique não tinha vínculo com EI, diz polícia

Jovem de 18 anos se suicidou após matar nove pessoas em shopping alemão

Atirador de Munique não tinha vínculo com EI, diz polícia | Foto: Christof Stache / AFP / CP
   Atirador de Munique não tinha vínculo com EI, diz polícia | Foto: Christof Stache / AFP / CP

As autoridades alemãs indicaram neste sábado que o homem que disparou e matou nove pessoas em um shopping em Munique, nessa sexta-feira, era um desequilibrado sem vínculos com o grupo Estado Islâmico (EI). 

"Partimos do princípio de que este caso se trata de um ato clássico de um desequilibrado sem nenhum tipo de motivação política", afirmou o representante do Ministério Público, ao falar do autor do ataque, um jovem de 18 anos e dupla nacionalidade, alemã e iraniana, que se suicidou após o tiroteio.

"Não há absolutamente qualquer vínculo com o Estado Islâmico", declarou, por sua parte, o chefe da polícia de Munique, Hubertus Andrä. A polícia achou indícios que indicariam que o jovem sentia fascínio pelos assassinatos em massa e que juntava informações sobre pessoas desequilibradas e autoras de chacinas, como livros e artigos de jornais.

Neste sentido, os investigadores disseram existir um vínculo "evidente" entre este tiroteio e o assassino supremacista norueguês Anders Behring Breivik, anunciou o chefe da polícia. Na sexta-feira, o massacre de 77 pessoas cometido pelo radical de direita norueguês completava cinco anos.  
O atirador de Munique padecia de uma forma de depressão, assinalou, por sua vez, o promotor da cidade, Thomas Steinkraus-Koch, pedindo prudência sobre as informações que indicavam que o jovem teria estado submetido a um tratamento psiquiátrico.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário