quarta-feira, 22 de junho de 2016

Passo Fundo: Luciano recebe título de Prefeito Amigo da Criança



Passo Fundo foi um dos municípios vencedores da 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), que coloca em evidência as gestões voltadas a melhorar a vida de crianças e adolescentes em todo o país. O prefeito Luciano Azevedo recebeu a premiação na categoria Reconhecimento Pleno, tendo cumprido todas as metas estabelecidas no programa.

O prêmio, um dos mais significativos do Brasil, reconhece os gestores municipais que honraram os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos e reconhecida em todo o país pelo trabalho em favor dos direitos das crianças e dos adolescentes. Entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, apenas 102 chegaram à fase final de conclusão das metas propostas, através de uma avaliação rigorosa.

“Este é um reconhecimento que traz alegria e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, junto a equipe de governo e servidores. Temos programas e ações que priorizam o cuidado com as  crianças e adolescentes. Receber o título de Prefeito Amigo da Criança e o prêmio na categoria de  Boas Práticas é uma honra”, afirmou Luciano. 

As categorias da premiação foram Reconhecimento Pleno, Destaque Nacional e Boas Práticas. Para a avaliação do reconhecimento, os temas se dividiram em: formulação e institucionalização do Plano Municipal para Infância e Adolescência; execução do Plano Municipal para Infância e Adolescência; ampliação da destinação orçamentária; promoção de vidas saudáveis; acesso à educação de qualidade e proteção contra maus-tratos, exploração e violência e fortalecimento do sistema de garantia de direitos.

Reconhecimento pleno 
Um exemplo de ações positivas da Prefeitura de Passo Fundo, conforme a Fundação Abrinq, é o Programa Meu Bebê, Meu Tesouro, que já atendeu mais de mil gestantes em situação de risco e ajudou a reduzir em 34% a mortalidade infantil no município, em relação a 2012. O diferencial das gestantes que fazem parte do programa são: monitoramento desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê; encontros trimensais para orientação em relação aos cuidados na gravidez, aleitamento e cuidados com o bebê; entrega de kit de enxoval para o bebê; atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança – realizadas pela Secretaria da Saúde e pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), entre outros procedimentos.

Além do Meu Bebê, Meu Tesouro, dezenas de outras ações e programas buscam melhorar a vida das crianças no município. O Programa do Uniforme Escolar beneficia desde 2014 os alunos da rede municipal, dando condições de igualdade e maior segurança para as crianças. Já o Olhar de Criança possibilita que os alunos façam exames de visão e ganhem óculos, quando houver necessidade, contribuindo para um melhor desempenho escolar. Os investimentos em novas estruturas, como a inauguração de 12 novas escolas, a renovação do mobiliário em dezenas de instituições e a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula da rede municipal também estão dando melhores condições de aprendizado para os alunos.

A Fundação Abrinq busca, por meio de ações, programas e projetos, estimular o fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e adolescência. Por isso, boas práticas como as de Passo Fundo são divulgadas como exemplo para que experiências positivas possam se multiplicar em todo o país.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário