segunda-feira, 27 de junho de 2016

Lançado no RS aplicativo pioneiro no combate à violência doméstica

Duas mulheres da zona Sul da Capital farão o uso experimental da ferramenta


Foi lançado nesta segunda-feira, em Porto Alegre, um aplicativo para telefones celulares cujo objetivo é coibir ações de violência doméstica. Pioneiro no Rio Grande do Sul, o PLP 2.0 vai servir para que mulheres amparadas por medidas protetivas peçam socorro imediato em caso de violência. Duas vítimas de agressão por parte de ex-companheiros serão as primeiras a usarem o aplicativo de forma experimental, pelo período de três meses. Por enquanto, a tecnologia fica restrita ao bairro Restinga, na zona Sul da Capital.

O Termo de Cooperação Técnica entre Poder Judiciário, a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Políticas para Mulheres, Brigada Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, AJURIS e ONG Themis foi formulado ainda em 2014. Após um ano de estudos, o aplicativo foi finalizado no fim do ano passado. A sigla que dá nome ao aplicativo (PLP) vem de Promotoras Legais Populares, lideranças femininas treinadas pela ONG Themis.

Como funciona o aplicativo

Desenvolvido sem uso de recursos públicos, o aplicativo permite que, com quatro toques no botão liga/desliga do aparelho, a mulher agredida ou sob ameaça envie um aviso à central do serviço 190, que garante prioridade ao atendimento. Serão transmitidas informações sobre a vítima, a localização dela e o nome do agressor.


Fonte: Ananda Müller/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário