domingo, 26 de junho de 2016

Investigado na Operação Gota D’Água morre de infarto

Vitor Hugo Gerhardt teve um infarto em casa e foi encaminhado por familiares ao Hospital Bruno Born (HBB), mas não resistiu

Vitor Hugo Gerhardt estava afastado da 16ª CRS desde a semana passada
Foto: Bábara Bottoni/Rádio Independente

Morreu, na tarde deste domingo, o coordenador Regional de Saúde investigado na Operação Gota D’Água, deflagrada na semana passada. Vitor Hugo Gerhardt teve um infarto em casa e foi encaminhado por familiares ao Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado no Vale do Taquari. Ao dar entrada no hospital, Gerhardt não resistiu.

Gerhardt atuava na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS) e foi afastado na quinta-feira, por determinação judicial. O corpo foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) de Santa Cruz do Sul para necropsia.

Operação Gota d’Água

A Operação Gota D’Água foi deflagrada na última quinta-feira. A empresa denunciada pelo Ministério Público é a Mineração Campo Branco Ltda., que envasa o líquido produzido para as marcas Do Campo, Carrefour, BiriBiri e Roda D’Água. Foram cumpridos mandados em Progresso e Lajeado (no Vale do Taquari), em Porto Alegre e no estado de Pernambuco. A Operação Gota D’Água prendeu preventivamente Ademir Paulo Ferri e Paulo Moacir Vivian, sócios da empresa Mineração Campo Branco Ltda., e o químico industrial Marcelo Colling. Também foi afastado, por determinação judicial, o titular da 16º Coordenadoria Regional da Saúde, Vitor Hugo Gerhardt.

A Organização Mundial de Saúde estabelece que a água engarrafada para consumo humano deve ser totalmente livre de coliformes e da bactéria Pseudomonas aeruginosa (encontrada na água envasada em Progresso), devido à vulnerabilidade de crianças e idosos a infecções respiratórias, urinárias e da corrente sanguínea – o que ocorre em caso de pessoas já com a saúde debilitada. Já a ingestão de coliformes provoca distúrbios gastrointestinais graves.


Fonte: Camila Diesel/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário