quarta-feira, 29 de junho de 2016

Governo Federal prorroga prazo para evitar que Passo Fundo perca verba do Presídio Feminino



Após uma ampla repercussão da Rádio Uirapuru na manhã desta quarta-feira, o Governo Federal anunciou que irá prorrogar o prazo para o Estado apresentar a licitação e adequações gerais para o projeto do Presídio Feminino de Passo Fundo. A nova data é 15 de dezembro de 2016.

A notícia trouxe alívio, já que, se a licitação não fosse apresentada até amanhã (30), a verba superior a R$8 milhões de Reais seria perdida.  O anúncio foi feito no início da tarde de hoje pelo presidente do conselho penitenciário, Vinicius Toazza.

Ainda durante a manhã de hoje, uma coletiva de imprensa foi organizada pelo Ministério Publico de Passo Fundo, expondo os esforços para que a verba não fosse perdida.

O projeto do Presídio Feminino, em uma área na BR 285, entre Passo Fundo e Carazinho, prevê 286 vagas. A verba para a construção do presídio está liberada desde 2011, mas problemas burocráticos, principalmente envolvendo a liberação das licenças ambientais emperram a abertura da licitação para escolha da empresa que vai construir a casa prisional.

Ainda durante a manhã de hoje, o promotor Marcelo Pires, frisou que há meses o prazo foi prorrogado para o final de junho, mostrando que o governo federal deu chances ao Estado.

Destacou que o grande entrave foi a burocracia e a não liberação de uma verba de contrapartida do Estado ao governo federal. Pires afirmou  ser inadmissível que esse  obstáculo faça Passo Fundo novamente perder uma importante verba voltada ao sistema prisional.

Tão logo a notícia foi dada ao vivo na Uirapuru,  os ouvintes se manifestaram e parabenizaram a emissora por ter comprado uma briga e cobrado das lideranças políticas regionais uma solução para o fato. O ouvinte Delmar ligou para a rádio e fez um agradecimento em nome da comunidade.

Juíza afirma que governador Sartori está mal informado quanto à necessidade do Presídio Feminino

A representante do poder judiciário de Passo Fundo, Juíza Ana Cristina Friguetto Grossi, afirmou que o Governador José Ivo Sartori está mal informado sobre o tema. Conforme ela, na recente visita do governado ao município na semana Passada, Sartori parecia acreditar que a cidade não tem qualquer interesse na casa prisional feminina.

A juíza destacou que isso é um erro, sendo a mobilização das autoridades locais ontem uma prova de que a cidade reconhece a importância da obra. Afirmou ainda que criação desta nova casa prisional vai atender não só Passo Fundo, mas toda a região.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário