quarta-feira, 18 de maio de 2016

Sartori diz que vai vetar reajuste salarial de servidores

Assembleia aprovou ontem reposição de 8,13% para o Judiciário e o Legislativo

Sartori diz que vai vetar reajuste salarial de servidores do Judiciário e Legislativo  | Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / CP
   Sartori diz que vai vetar reajuste salarial de servidores do Judiciário e Legislativo
   Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / CP

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, afirmou nesta quarta-feira, durante um evento para primeiras-damas na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, que irá vetar a recomposição salarial de servidores do Judiciário e do Legislativo. Sartori já havia externado esta posição e acredita que o reajuste é contra o trabalho que vem realizando à frente do Estado. 

Segundo informações do repórter da Rádio Guaíba Gabriel Jacobsen, Sartori foi questionado por uma servidora sobre a votação de ontem. Ela quis saber do governador se existia a possibilidade de um veto à votação. Ele respondeu: "É igual para todos", indicando que irá barrar a decisão.  

Mais tarde, pelo Twitter, Sartori confirmou que irá vetar os projetos de lei. "Entendo que a reposição pretendida é justa, mas inoportuna. Não está em sintonia com a profunda crise que vivemos. Respeito as categorias envolvidas, mas não posso ignorar a situação dos servidores do Executivo, especialmente professores e policiais", escreveu.
  
Na noite dessa terça, os deputados aprovaram recomposição salarial de 8,13% aos servidores. Os textos dos aumentos de Judiciário e Defensoria Pública, primeiros a serem votados, tiveram 35 votos favoráveis e 14 contrários.

Os parlamentares também aprovaram, mais cedo, uma emenda do deputado Eduardo Loureiro (PDT) para que o reajuste retroaja a janeiro de 2016, e não a julho do ano passado, como queriam os servidores. O impacto financeiro das medidas, somadas todas as folhas salariais, deverá superar 120 milhões ao ano. 

Tumulto

Após a votação do segundo projeto, referente à Defensoria, houve tumulto em plenário. O deputado Marcel Van Hattem (PP) ironizou as falas de deputados favoráveis aos reajustes. Pedro Ruas (PSol) e Regina Becker (Rede) reagiram e Álvaro Boessio intercedeu, em favor do progressista, o que gerou empurra-empurra e levou a presidente da Casa, Silvana Covatti (PP), a suspender a sessão por alguns minutos, até os ânimos se acalmarem.


Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário