segunda-feira, 30 de maio de 2016

Santo Augusto comemora 57 anos

Parabéns Santo Augusto!



Nesta segunda-feira, 30 de maio, Santo Augusto completa 57 anos de emancipação político administrativa.

Para comemorar a data, a Prefeitura organiza para esta segunda-feira, a partir das 14 horas, na Praça Pompílio Silva, uma programação especial. Haverá oficina de música e show com Rogério Magrão e Banda, brinquedos infláveis para as crianças, distribuição de lanche e mateada.

De acordo com os dados do IBGE de 2010, Santo Augusto possui atualmente 13.968 habitantes. O Município é formado por cinco distritos: Santo Augusto, Santo Antônio, Pedro Paiva, Rincão dos Paivas e Nossa Senhora de Fátima. 

Conheça um pouco da história do município

A história de Santo Augusto teve início a partir das Missões Religiosas dedicadas à catequese dos indígena. No entanto, tais missões não deixaram marcas, já que se dedicaram especialmente à extração da erva-mate. 

A colonização e o povoamento tiveram origem no ano de 1918, com a instalação de uma casa comercial à margem da estrada que ligava a Colônia Militar do Alto Uruguai a Ijuí e Catuípe (este conhecido por Rio Branco). 

A casa comercial foi instalada pelo Sr. Pompílio Silva, contando com o apoio do fazendeiro João Batista Chagas, o qual possuía grande parte das terras daquela região. Com a morte deste último, seus sucessores iniciaram a colonização de parte de suas terras, mais precisamente a zona da mata. Dividiram-na em 360 colônias que foram vendidas pelo próprio Pompílio Silva. A partir daí, houve significativo movimento migratório, com famílias vindas de diversos municípios, formadas principalmente por descendentes italianos, germânicos, poloneses e também luso-brasileiros, que passaram a residir na localidade. 

Filho mais novo do Barão de Candiota, João Batista Chagas havia dado às suas terras o nome de Fazenda Augusto, como homenagem a seu filho Augusto Chagas. Este, quando ainda era jovem, viera de Porto Alegre, onde estudava, para passar férias com sua família e quando retornava de um de seus passeios a cavalo pelo campo, ao abraçar sua irmã, o revólver que portava caiu de seu coldre e ao chocar-se ao solo a arma detonou acidentalmente, ferindo-o de morte. 

Com a ideia de homenagear a família Chagas e perpetuar o nome da Fazenda, a Sra. Josefina Lucas Silva – Dona Fifina, esposa de Pompílio Silva, sugeriu então o nome de Santo Augusto, tornando-se definitivo tal nomenclatura ao local que até então já fora conhecido como Rincão de São Jacob e posteriormente Boca da Picada. 

Em 28 de outubro de 1928, Santo Augusto passou a ser Distrito de Palmeira das Missões e em 1945, com a emancipação de Três Passos, passou a integrar este, na condição de Distrito. 

Em 1959, pela Lei Estadual nº 3.721, de 17 de fevereiro, foi criado o município de Santo Augusto. Em maio do mesmo ano foram realizadas as primeiras eleições para eleger os mandatários do município, sendo eleitos os Senhores Owwaldo Pio Andrighetto – paraprefeito, e Arnaldo Macagnam – para Vice Prefeito. Em 30 de maio do mesmo ano foram empossados, sendo esta a data escolhida para comemorar o dia do município. 

Pela Resolução nº 10 de 01-04-1963, é criado o Distrito de Santo Antônio 
Pela Resolução nº 9 de 24-02-1962, é criado o distrito de São Valério. 
Pela Lei Municipal nº 201 de 31-08-1965, é criado o Distrito de Pedro Paiva 
Pela Lei Municipal nº 571 de 25-07-1980, é criado o Distrito de Coroados 
Pela Lei Estadual nº 9.624 de 20-03-1992, desmembra do Município de Santo Augusto os distritos de São Valério e Coroados para formar um novo Município com a denominação de São Valério do Sul. 
Pela Lei Municipal nº 1271 de 27-06-1996, são criados os Distritos de Rincão dos Paivas e Nossa Senhora de Fátima. 


Fonte: Odilon Gomes de Oliveira e IBGE 
Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário